TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
De Cabaceiras

Paraibano 'Zé de Cila' é citado em questão do Enem 2021

"Muito feliz", disse o paraibano

Por Juliana Alves Publicado em
Paraibano Zé de Cila
Paraibano Zé de Cila (Foto: Reprodução/Instagram @novosparanos)

O paraibano Zé de Cila, bastante conhecido em Cabaceiras, no Agreste do estado, foi citado na edição deste ano do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021. Ele se tornou personagem de uma questão da prova de Ciências Humanas aplicada neste domingo (21). (veja a íntegra da questão no final da matéria)

"Eu me senti muito feliz. Essa notícia de ontem foi uma das melhores da minha vida", disse o paraibano sobre ter sido citado no Enem.

Na prova, Zé de Cila é comparado com Chicó, um dos protagonistas do Auto da Compadecida - obra gravada em Cabaceiras. A pergunta usou um trecho do artigo “Ator por um dia”, de Vivian Galdino de Andrade (2009).

"Famoso por ser o encantador de viúvas da cidade de Cabaceiras, na Paraíba, Zé de Sila é um contador de histórias parecido com o personagem Chicó, do Auto da Compadecida. Ele defende veementemente que a oração da avó sustentava mais a chuva. 'Quando era pequeno e chovia por aqui, ajudava minha avó colocando os pratos emborcados no terreiro par diminuir o vento. Ela fazia isso e rezava para a chuva durar mais'", dizia a questão.

*Com informações do g1

Leia também:


Relacionadas