TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
Novo Normal

Paraibana nos EUA conta como pandemia mudou rotina da família e revela retorno à normalidade

Foram meses em que as constantes mudanças ditaram as regras no mundo inteiro e multiplicaram o aprendizado sobre as medidas de prevenção contra o coronavírus.

Por Renata Nunes Publicado em
Flora e o marido já estão vacinados, mas não deixam os cuidados com a prevenção
Flora e o marido já estão vacinados, mas não deixam os cuidados com a prevenção (Imagem: Arquivo Pessoa/Flora Nunes)

A paraibana Flora Nunes mora nos Estados Unidos há sete anos e contou ao Portal T5 como a pandemia da Covid-19 mudou a rotina da família neste último ano. Foram meses em que as constantes mudanças ditaram as regras no mundo inteiro e multiplicaram o aprendizado sobre as medidas de prevenção contra o coronavírus.

"Por muitos meses nós não saímos de casa. Depois passamos a sair uma vez por semana. Quando os parques reabriram, nós levávamos nossa bebê. Ela passou três meses sem sair de casa. Ficávamos longe das pessoas, sempre usando máscara e usando o álcool em gel", revelou.

A empresa onde ela atua como gerente de demanda adotou o sistema de trabalho home office , desde março do ano passado e, para ela, foi uma decisão acertada. Flora conta que se adaptou à rotina e, até prefere desempenhar suas atividades nesse formato. É que, assim, ela economiza no tempo de deslocamento até a sede da empresa e ainda tem a oportunidade de passar mais tempo em casa com a filha, de quase dois anos. "Eu trabalhava muito longe de casa. Era uma hora para ir e outra para voltar. Hoje já se discute voltar ou não ao escritório", ponderou.

Flora disse à reportagem que foi necessário contratar uma babá para cuidar da filha, enquanto ela e o marido trabalhavam. Os cuidados na casa iam desde às recomendações básicas de higiente a testagens semanais nos três.

"A gente tinha muito medo, até por que nós não tínhamos uma rede de apoio. Caso algum de nós adoecesse, quem cuidaria da nossa bebê? Era uma preocupação muito grande. Graças a Deus nunca pegamos a Covid. Em março eu tomei a primeira dose e em abril a segunda. Em maio, meu marido se vacinou. A nossa babá também foi imunizada. Começamos a sentir uma mudança muito grande, a medida em que a população recebia as doses da vacina", analisou.

ROTINA DE CUIDADOS PERMANECE

Flora e o marido já estão vacinados, mas não deixam os cuidados com a prevenção de lado. Em Jersey City, cidade onde o casal mora, o uso da máscara é opcional.

"Quando estou numa área mais aberta, com tráfego pequeno de pessoas, eu não uso máscara. A recomendação é que, se você está vacinada e já passou o período de três semanas depois da vacina, não precisa usar, a não ser que você esteja em um local fechado, e eu sigo essas recomendações. Se eu estiver com alguém que não foi vacinado, eu ponho a máscara", explicou.

Aos poucos, eles foram se permitindo algumas atividades. "Já nos permitimos uma vida social. A gente vai pra casa de um amigo, já recebe pessoas em casa. Foi algo que senti muita falta e que é muito bom ter de volta. Aos pouquinhos, a vida vai voltando ao normal. Já está criando uma nova atmosfera de normalidade", disse.

LIÇÕES DA PANDEMIA

"Se teve uma coisa positiva na pandemia, foi a possibilidade de estar em casa, de ter minha filha perto. Apesar da pandemia, minha filha teve uma vida ativa, pois os parques estiveram quase sempre abertos. Ela sempre vai, faça chuva, sol ou caia neve. Ela vê outras crianças, cachorro, passarinho, a natureza. O que ela perdeu no início foi a oportunidade de convidar um amiguinho pra ir em casa, mas ela ganhou em ter nossa presença e o tempo de contato com a natureza. Foi muito bom", finalizou.


Relacionadas