TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
Estiagem

Paraíba tem quase 90% de área de seca

Monitor das Secas foi divulgado nessa sexta-feira (9) pela ANA.

Por Dennison Vasconcelos Publicado em
Paraiba foto pb gov
(Foto: Gov PB/Divulgação)

A estiagem na Paraíba tem registrado estabilidade entre os meses de abril e maio, de acordo com o Monitor das Secas, divulgado nessa sexta-feira (9), pela Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA).

No estado, a área total com seca permaneceu no patamar de 87% do estado entre os dois últimos meses analisados. No período houve uma leve variação da porção com seca moderada, que subiu de 49,64% para 51,39%.

No Litoral Sul houve um leve recuo da seca fraca, em função das chuvas acima da média nos últimos meses, passando de 32,29% para 29,99% da Paraíba. Como as variações são pequenas, tanto a área total quanto a severidade do fenômeno ficaram estáveis entre abril e maio.

A metodologia do Monitor de Secas, em operação desde 2014, foi baseada no modelo de acompanhamento de secas dos Estados Unidos e do México. O cronograma de atividades inclui as fases de coleta de dados, cálculo dos indicadores de seca, traçado dos rascunhos do Mapa pela equipe de autoria, validação dos estados envolvidos e divulgação da versão final do Mapa do Monitor, que indica a ausência do fenômeno  ou uma seca relativa, significando que as categorias de seca em uma determinada área são estabelecidas em relação ao próprio histórico da região.

Veja mais:

Relacionadas