Concursos e Empregos

Paraíba tem quase 120 mil inscritos para o Enem 2021

Prazo para pagamento da taxa encerra nesta segunda-feira (19)

Publicado em 19/07/2021 08:57 Atualizado em 19/07/2021 09:30
logo
Por Redação Portal T5
Provas serão aplicadas em 21 e 28 de novembro.

Provas serão aplicadas em 21 e 28 de novembro. (Foto: MEC/Divulgação)

A Paraíba registrou 119.155 inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021. O número é corresponde ao total para as duas versões do exame, impresso e digital. A confirmação do total de participantes ocorrerá, em definitivo, após o processamento do pagamento das taxas de inscrição, que tem prazo encerrado nesta segunda-feira (19).

Na Paraíba foram registrados 115.455 inscritos para a versão impressa. Já a versão digital teve 3.700 vagas preenchidas. As duas modalidades de prova serão aplicadas nas mesmas datas: em 21 e 28 de novembro.

O boleto, no valor de R$ 85, deve ser pago até esta segunda-feira. Isentos têm a aplicação garantida.

Enem – O Exame Nacional do Ensino Médio avalia o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica. Ao longo de mais de duas décadas de existência, tornou-se uma das principais portas de entrada para a educação superior no Brasil, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e de iniciativas como o Programa Universidade para Todos (ProUni), ambas ações do Ministério da Educação (MEC).

Instituições de ensino públicas e privadas utilizam o Enem para selecionar estudantes. Os resultados são usados como critério único ou complementar dos processos seletivos, além de servirem de parâmetros para acesso a auxílios governamentais, como o proporcionado pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Os resultados individuais do Enem também podem ser usados nos processos seletivos de instituições portuguesas que possuem convênio com o Inep para aceitarem as notas do exame. Os acordos garantem acesso facilitado às notas dos estudantes brasileiros interessados em cursar a educação superior em Portugal.

Veja mais:

icon whatsapp
Receba as últimas notícias de João Pessoa em qualquer lugar. Começar icone Play