TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
Veja quais são

Paraíba tem 29 representantes nas Olimpíadas e Paralimpíadas de Tóquio

O evento acontecerá no período de 24 de agosto a 5 de setembro e a delegação do Brasil contará com 422 pessoas

Por Juliana Alves Publicado em
Comitê Organizador apresenta calendário oficial da Olimpíada de Paris
Comitê Organizador apresenta calendário oficial da Olimpíada de Paris (Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil)

Quase 30 paraibanos disputarão as Olimpíadas e Paralimpíadas de Tóquio, no Japão. O estado será representado nas modalidades de vôlei de praia, lançamento de dardo, arremesso de disco, futebol, saltos ornamentais e taekwondo nas Olimpíadas. Já nas Paralimpíadas, a Paraíba disputará nas modalidades de goalball, futebol de cinco, atletismo, taekwondo, halterofilismo, judô e natação.

Dos 29 atletas paraibanos que vão disputar os jogos de Tóquio, 7 integram a delegação do Brasil nas Olimpídas. São eles: Álvaro Filho, na modalidade de vôlei de praia; Jucilene de Lima, no lançamento de dardo e ainda Andressa Morais, no arremesso de disco. Já Matheus Cunha e Santos, estarão em campo tentando trazer medalha no futebol e nos saltos ornamentais, Luana Lira, enquanto que Edival Marques Neto, pelo taekwondo.

O principal evento esportivo do mundo terá início no dia 23 de julho e o encerramento marcado para 8 de agosto. O Brasil contará com 308 atletas na delegação. “No meio de mais de 300 atletas, nosso estado tem a felicidade de contar com sete representantes e ainda com chances reais de conseguir medalhas. Disputar uma olimpíada é o ápice da carreira para qualquer atleta, pois é realmente um evento magnífico”, disse José Marco, secretário executivo de Esporte e Lazer, além de medalhista olímpico no vôlei de praia, que disputou duas olimpíadas, em 1996 (Atlanta) e 2000 (Sydney).

Paralimpíadas  - Já nos Jogos Paralímpicos de Tóquio, que ocorrem logo após as Olimpíadas, 22 paraibanos foram convocados para integrarem a delegação do Brasil. Na modalidade de goalball, estarão no Japão, os jogadores Emerson Silva e José Roberto, pela seleção masculina, enquanto que Dailton Freitas e Jonatas Castro, técnico e assistente técnico da seleção feminina. No futebol de cinco, o treinador Fábio Luiz e o assistente Josinaldo Costa, estão confirmados, além do analista técnico, Alexandre Sérgio, do preparador físico Edson Gomes e do fisioterapeuta Harekson Barbosa, bem como os jogadores Damião Robson, Matheus Costa, Luan Lacerda e Jardiel Vieira.

No atletismo, está confirmado o nome de Petrúcio Ferreira, considerado o atleta paraolímpico mais rápido do mundo e ainda Cícero Valdiran, Ariosvaldo Fernandes e o treinador Pedro Almeida. No taekwondo, a atual campeã pan-americana Silvana Fernandes e no halterofilismo e judô, os atletas Ailton Andrade e Wilians Silva, respectivamente, enquanto que na natação, Ronystony Cordeiro, como atleta e o enfermeiro da equipe, Adeilton Dantas.

O evento acontecerá no período de 24 de agosto a 5 de setembro e a delegação do Brasil contará com 422 pessoas.


Relacionadas