TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
2ª fase distribuição

Paraíba recebe 36 mil doses da vacina contra Covid-19 da Oxford e distribuição começa nesta segunda (25)

O voo com os lotes do imunizante chegou na manhã deste domingo (24)

Por Gracielle Araujo Publicado em
Csm Vacinas covid c69e01b48d
(Foto: Reprodução / Ministério da Saúde)

A Paraíba recebeu 36 mil doses da vacina contra a Covid-19 da AstraZeneca/Oxford. O voo com os lotes do imunizante chegou na manhã deste domingo (24), por volta das 11h, no Aeroporto Castro Pinto, na Grande João Pessoa.

Ao PortalT5, o secretário de Saúde da Paraíba, Geraldo Medeiros, informou que a distribuição será feita nesta segunda-feira (25) e as doses serão destinadas aos profissionais de saúde, que trabalham em serviços de referência Covid-19 e que tem contato com pacientes.

A Secretaria de Saúde do Estado (SES) informou que todo o quantitativo é referente a primeira dose. A segunda dose deve ser aplicada no intervalo de 12 semanas e ainda será enviada aos Estados.

Os lotes iniciais da vacina serão destinados a 150 mil paraibanos. Desses, são 126 mil profissionais de saúde, 10.300 indígenas e 1.202 idosos institucionalizados. De acordo com o secretário Geraldo Medeiros, os municípios receberão os lotes da vacina imediatamente. “Os técnicos vão separar e todas as gerências receberão na segunda-feira de manhã, como foi na logística anterior. Todos os 223 municípios receberão imediatamente”, afirmou o secretário.

O cronograma de vacinação estadual está dividido em quatro fases. A primeira possui dois grupos e contempla os trabalhadores de saúde, povos de comunidades tradicionais quilombola e população indígena vivendo em terras demarcadas. O grupo 2 contempla pessoas com 60 anos ou mais institucionalizadas, pessoas de 80 anos ou mais e pessoas de 75 a 79 anos.

Segundo o Ministério da Saúde, 100 milhões de doses da vacina foram encomendadas para serem distribuídas ainda no primeiro semestre deste ano. Como a vacina da AstraZeneca/Oxford também deve ter duas aplicações, as gerências de saúde dividirão pela metade os insumos destinados às cidades paraibanas.

Leia também:

+ Avaliação aponta que 90% da cidades da Paraíba estão na bandeira amarela; entenda o por quê

+ Três amazonenses com Covid-19 transferidos à Paraíba recebem alta neste sábado (23)

+ Vídeo: homem é executado com quase sete tiros durante caminhada


Relacionadas