TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
Nesta quarta-feira (22)

Paraíba realiza ‘Dia D’ de vacinação contra a Covid-19

Cidadãos devem ir aos postos de imunização dos respectivos municípios.

Por Cristiano Sacramento Publicado em
Campanha de vacinação contra Covid-19, em João Pessoa, na Paraíba
Campanha de vacinação contra Covid-19, em João Pessoa, na Paraíba (Foto: divulgação/PMJP)

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) realiza nesta quarta-feira (22), um dia D de vacinação contra Covid-19. A ação acontece nos 223 municípios. Para participar, os cidadãos devem se encaminhar às unidades de saúde dos respectivos municípios dentro do prazo estabelecido para recepção da dose. Segundo a SES, o objetivo é ampliar a oferta da vacina e facilitar o acesso da vacinação à população a partir de 12 anos com a dose (D1) para os que ainda não foram vacinados e melhorar as coberturas de dose 2 (D2) e dose reforço. 

Para a ação, a SES reforçou que estará disponível em todo estado a dose de reforço para os indivíduos vacinados com imunizantes da Janssen, de acordo com os seguintes critérios: uma segunda aplicação com o mesmo imunizante no intervalo mínimo de 2 meses, podendo este intervalo ser de até 6 meses. Mulheres que tomaram a Janssen previamente e, no momento atual, estão gestantes ou puérperas deverão utilizar como dose de reforço o imunizante da Pfizer.

O secretário de Saúde da Paraíba, Geraldo Medeiros, informou que os municípios devem empreender todos os esforços para ampliar a cobertura vacinal contra Covid-19. “É importante que os agentes comunitários de saúde busquem identificar as pessoas não vacinadas ou com doses em atraso e que a Unidades Básicas de Saúde atuem com horário estendido, horário alternativo ao funcionamento normal, ou ainda atuem em um local de grande movimento, como praças e feiras para facilitar o acesso da população aos imunizantes”, pontua.

A meta mínima a ser alcançada para a vacinação é de 90% do público com idade a partir de 18 anos. “Apenas 53 municípios paraibanos atingiram a meta. Isso significa que 170 localidades precisam se dedicar para garantir a imunidade de rebanho em todo estado”, completou. Os dados são do Ministério da Saúde.


Relacionadas