TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
risco em 11 estados

Paraíba pode ter surto de dengue em 2020, segundo Ministério da Saúde

Todos os estados do Nordeste, além do Espírito Santo e Rio de Janeiro podem ser afetados.

Por Redação Publicado em
Dengue foto divulgacao secom gov sao paulo
Foto: Alexandre Carvalho / Governo do Estado de Sao Paulo

A partir de março de 2020, a Paraíba pode ser um dos estados do Nordeste com surto de dengue, segundo o Ministério da Saúde. Todos os estados da região, além do Espírito Santo e Rio de Janeiro podem ser afetados.

A dengue é transmitida pelo mosquito Aedes aegypti. Após picar uma pessoa infectada com um dos quatro sorotipos do vírus, a fêmea pode transmitir o vírus para outras pessoas. Há registro de transmissão por transfusão sanguínea.

Não há transmissão da mulher grávida para o feto, mas a infecção por dengue pode levar a mãe a abortar ou ter um parto prematuro, além da gestante estar mais exposta para desenvolver o quadro grave da doença, que pode levar à morte. Por isso, é importante combater o mosquito da dengue, fazendo limpeza adequada e não deixando água parada em pneus, vasos de plantas, garrafas, pneus ou outros recipientes que possam servir de reprodução do mosquito Aedes Aegypti, alerta a pasta.

Em populações vulneráveis, como crianças e idosos com mais de 65 anos, o vírus da dengue pode interagir com doenças pré-existentes e levar ao quadro grave ou gerar maiores complicações nas condições clínicas de saúde da pessoa.

De acordo com o Ministério da Saúde, os principais sintomas da dengue são:

  • Febre alta > 38.5ºC.
  • Dores musculares intensas.
  • Dor ao movimentar os olhos.
  • Mal estar.
  • Falta de apetite.
  • Dor de cabeça.
  • Manchas vermelhas no corpo.
saiba mais

Relacionadas