TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
fonte de renda

Paraíba pode produzir mais de 5 mil toneladas de umbu

A fruta também é ótima pra saúde, fornecendo nutrientes como proteínas, fibras e vitaminas A, B e C, além de poucas calorias

Por Redação Publicado em
Umbu 1
Umbuzeiro, árvore tipicamente brasileira Umbuzeiro, árvore tipicamente brasileira Foto: DoDesign-s

O umbu é uma fruta típica do Brasil, especificamente da Caatinga, região que abrange todos os estados do Nordeste e vai até o extremo norte de Minas Gerais.

Mas aí vai algo que muita gente talvez não saiba: dentre todos esses lugares, a Paraíba é um dos estados mais privilegiados, tendo um grande potencial de produção do fruto.

O Cariri é a localidade que mais se destaca no território paraibano, com a safra podendo atingir 4 mil toneladas. Já as regiões do Curimataú e do Seridó Oriental podem produzir juntas 1.650 toneladas por safra. Ou seja, são mais de 5 mil toneladas de umbu que o estado tem capacidade para produzir.

E toda essa produção já tem destino certo. Parte dela fica dentro do mercado local, e outra acaba sendo escoada para outros estados do Nordeste, como Pernambuco e Bahia, onde fica, inclusive, a maior produtora de umbu do Brasil – a cidade de Manoel Vitorino, movimentando cerca de R$ 3 milhões por safra.

Falando sobre a comercialização da fruta, o mais comum é que o umbu seja utilizado para a fabricação de poupas, embora ele também seja muito bem aceito em outras regiões em forma de geleias e compotas.

Esse cenário de enorme potencial de produção do umbu acaba, naturalmente, refletindo na economia da Paraíba, já que o fruto é uma das bases do setor agrícola do estado, e junto com cana-de-açúcar, algodão, caju e abacaxi, entre outros produtos do setor, contribui para o PIB da nossa região.

Além disso, vale ressaltar que a fruta é uma das fontes de renda da população local, como extravistas, agricultores familiares e comerciantes, que se beneficiam das safras sazonais do umbu para tirar parte de seu sustento.

O umbu alia nutrientes a baixas calorias O umbu alia nutrientes a baixas calorias

Benefícios pra saúde

Se não bastassem todos esses fatores, não é que o umbu ainda é bom para saúde? Claro que, por ser uma fruta, já se deduz seu caráter saudável. Só que muitas frutas não trazem apenas diversos nutrientes, mas também são carregadas de calorias, o que não é ideal para quem deseja perder peso.

E olha a notícia boa que vou te dar: o umbu não possui esse perfil. Ele fornece proteínas, fibras, cálcio, magnésio, fósforo, ferro, potássio, zinco, vitaminas A, B1, B2, B3, C... Tudo isso aliado a baixas calorias. Ou seja, nutritividade é com ele mesmo.

Vamos exemplificar bem. Se você quiser comer aquele doce tradicional depois do almoço, 100 gramas de brigadeiro têm cerca de 320 calorias. Já se preferir optar por uma fruta, como a uva, por exemplo, em 100 gramas dela você encontra 69 calorias. Agora em 100 gramas de umbu, são aproximadamente – pasmem – 37 calorias, quase metade do valor calórico da uva.

As fibras também são importantes em uma dieta. Elas são encontradas nos alimentos, e promovem a sensação de saciedade no organismo, sendo ótimas para controlar o apetite, além de diminuírem os níveis de colesterol na corrente sanguínea. São 2 gramas de fibras em 100 gramas de umbu. Em comparação com a uva, ela tem apenas 0,5 gramas a cada 100 gramas.

Em resumo, se quer emagrecer, vale apostar no umbu. Ele não vai ser a salvação, claro, mas pode te ajudar bastante.


Relacionadas