TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
avaliação

Paraíba inicia pesquisa e testagem para avaliar covid-19 nas escolas

A primeira etapa contempla as escolas de educação infantil e a participação deste público acontecerá entre os dias 25 e 29 de outubro

Por Carlos Rocha Publicado em
Paraíba já testou mais de 1 milhão de pessoas para a covid-19
Paraíba já testou mais de 1 milhão de pessoas para a covid-19 (Foto: Reprodução/ Globoplay)

Na próxima segunda-feira (25), a Paraíba inicia mais uma etapa do Continuar Cuidando, dessa vez, com enfoque na educação. O programa entrevistará e testará para Covid-19, entre os meses de outubro e dezembro, estudantes e professores das escolas públicas e particulares de todos os níveis de ensino do estado. A primeira etapa contempla as escolas de educação infantil e a participação deste público acontecerá entre os dias 25 e 29 de outubro.

Participarão da pesquisa quase 42 mil pessoas pertencentes a 1.120 instituições de ensino de 189 municípios do estado. O Programa Continuar Cuidando Educação objetiva oferecer um maior nível de confiabilidade no planejamento e retomada das atividades escolares presenciais, que está sendo gradativa. A iniciativa é fruto da parceria entre as Secretarias Estaduais de Saúde e Educação e da Escola de Saúde Pública da Paraíba (ESP-PB).

Por meio do inquérito, que compreende entrevista e realização de testes para detecção de Covid-19, a Paraíba busca conhecer a circulação do vírus no ambiente educacional, garantindo um local seguro e protegido para desenvolvimento destas atividades no estado.

O secretário estadual de Saúde, Geraldo Medeiros, destaca o valor desta ação e reforça que a participação dos sorteados é fundamental para o sucesso da pesquisa. “Precisamos entender o nível de segurança desse ambiente para garantir que as atividades não tragam risco à saúde dos alunos, professores e seus familiares. O teste é realizado com coleta nasal e os resultados vão trazer informações que ajudarão na elaboração do cronograma de atividades educacionais em todo estado. Se a criança pela qual você é responsável foi sorteada, colabore com esse momento e autorize a participação dela na pesquisa”.

Na manhã da próxima segunda-feira, as testagens serão realizadas em dois Centros de Referência da Educação Infantil (CREIs): Adalgisa Vieira e Daura Santiago, nos bairros de Cruz das Armas e Colinas do Sul, respectivamente. Em cada unidade, foram sorteados 20 estudantes e 10 professores. Nas semanas seguintes, a pesquisa alcançará os demais níveis de educação até culminar no ensino superior, no mês de dezembro.


Relacionadas