TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
Enem PPL 2020

Paraíba é o estado com mais reeducandos selecionados no Sisu

Dos 764 homens e mulheres inscritos no Enem PPL 2020, um total de 120 foi aprovado e 35 selecionados pelo Sisu

Por Juliana Alves Publicado em
Sisu reeducandos
(Foto: Divulgação/Governo da PB)

A Paraíba está no topo do ranking nacional de reeducando selecionados no Sistema de Seleção Unificada (Sisu). De acordo com o governo do estado, até a última sexta-feira (21), a Secretaria de Estado da Administração Penitenciária (Seap) havia contabilizado o quantitativo de 35 reeducandos selecionados para cursos de nível superior em instituições públicas de ensino, dos 764 homens e mulheres inscritos no Enem PPL 2020.

No ranking nacional, a Paraíba aparece em primeiro lugar, seguida dos estados Mato Grosso com 17 reeducandos selecionados no Sisu; Minas Gerais (16); Ceará (06); Piauí (05) e Mato Grosso do Sul (04).

Na cadeia pública do município sertanejo de São João do Rio do Peixe, Mateus Alves é um dos reeducandos ingressando em uma universidade com aulas na modalidade EaD. “Agora sim, vou conseguir dar um novo rumo na minha vida assim que sair da cadeia. Pretendo terminar o curso e ter carteira de trabalho assinada, e procurar fazer mestrado e uma pós-graduação”, disse.

O secretário da Administração Penitenciária, Sérgio Fonseca, destaca que o momento é um marco para o Sistema Prisional. Ele parabeniza os 35 reeducandos selecionados pelo Sisu e os professores diretamente engajados no processo. “Essas pessoas privadas de liberdade, que um dia concluirão suas penas, abraçarão a oportunidade da segunda chance no convívio social no mercado de trabalho",  contou o gestor.

Dos 35 reeducandos selecionados no Sisu, alguns já iniciaram as aulas virtuais. Estão utilizando notebooks e tablets disponibilizados à Seap pelo Instituto Humanitas360, por meio de Acordo de Cooperação Técnica. A parceria do Instituto Humanitas 360 com o Governo da Paraíba, por meio da Seap, envolve ainda o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e o Tribunal de Justiça da Paraíba. O Humanitas é uma ONG dos Estados Unidos com sede também no Brasil, em São Paulo. Na cadeia de Princesa Isabel e na Penitenciária Silvio Porto, na capital, as aulas iniciaram nesta sexta-feira (21).


Relacionadas