TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
nota técnica

Paraíba alerta profissionais de Saúde sobre casos de "coceira misteriosa" em PE

O motivo do alerta são surtos notificados em cidades da Grande Recife, como Paulista e Camaragibe

Por Carlos Rocha Publicado em
Paraíba alerta profissionais de Saúde sobre casos de "coceira misteriosa" em PE
Paraíba alerta profissionais de Saúde sobre casos de "coceira misteriosa" em PE (Foto: Reprodução/ WhatsApp)

A Secretaria de Estado da Saúde da Paraíba (SES-PB) emitiu uma nota técnica, nesta quarta-feira (24), orientando os profissionais que atendem na rede estadual a notificarem casos de lesões na pele que causam coceira. O motivo do alerta são surtos notificados em cidades da Grande Recife, como Paulista e Camaragibe.

No dia 19 de novembro, o governo do estado de Pernambuco também emitiu uma nota técnica recomendando a notificação emergencial de casos suspeitos. A prefeitura do Recife expediu um alerta epidemiológico em 17 de novembro, desde então, os casos são tratados como surto de lesões cutâneas. Segundo a prefeitura do Recife, essa nomenclatura foi adotada por conta do número de registros em série, em um espaço de tempo".

De acordo com a nota técnica da Secretaria de Saúde da Paraíba, até então foram notificados em 233 casos no estado vizinho. A faixa etária mais frequente é de crianças, mas há registro de lesões entre adultos também. O período de início dos sintomas variou entre os dias 11 de outubro e 11 de novembro.

A SES-PB orientou que a definição de caso suspeito é o indivíduo que, independentemente da idade, apareça com quadro de lesão cutânea e de prurido, acompanhado ou não de lesões na mucosa orofaríngea ou dor de garganta ou diarreia ou febre ou outro sintoma a partir de 01 de novembro de 2021.

A pasta recomendou ainda aos profissionais da Saúde a notificação imediata (em até 24 horas a partir da suspeita inicial) de todos os casos suspeitos à Secretaria de Estado da Saúde da Paraíba, por meio do preenchimento do formulário eletrônico: https://forms.gle/Sz8ajUMj1fdtTBdx9.


Relacionadas