TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
No Brejo

Para vacinação, enfermeiros atravessam rio na Paraíba

Profissionais de saúde enfrentam saga para aplicação de doses contra a Covid-19 em locais remotos

Por Dennison Vasconcelos Publicado em
Travessia rio covid 2 H Mq7 Ad C Mwjgz
(Foto: Divulgação)

Para vacinar cerca de 20 pessoas do Sítio Caruatá contra a Covid-19, uma equipe de imunização da cidade de Borborema, no Brejo da Paraíba, precisou atravessar um rio e ficar com água até a metade do corpo. O registro foi feito no início de março, quando idosos da zona rural do município receberam as primeiras doses do imunizante.

O acompanhamento sanitário e a aplicação da vacinação fazem parte da saga enfrentada por profissionais do SUS (Sistema Único de Saúde), como o enfermeiro Mark dos Santos, de 23 anos. Na imagem acima, ele carrega a caixa térmica com “as doses de esperança”, como intitulou: “Precisamos vacinar pessoas acamadas, então vamos até a residência. Passamos por lugares remotos, aqui é preciso atravessar rio, subir montanha...”, disse ao Portal T5.

Borborema tem pouco mais de 5 mil habitantes e é um dos municípios que abriga a cachoeira do Roncador. Na cidade, 137 pessoas foram diagnosticadas com a Covid-19 e 3 pessoas morreram pela doença desde o início da pandemia.

Desde janeiro, o município recebeu 601 ampolas do imunizante contra o novo coronavírus. Além de Mark, seis pessoas trabalham para aplicação das doses. “Existe o momento de gratidão pelo avanço da ciência e pelos profissionais que trabalham tanto fazendo jus ao nome do SUS, mas é um mesclado de emoções, pelo cansaço e a batalha que é grande”, declarou.


Relacionadas