TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
geneticamente modificados

Paciente recebe rins de porco em transplante

O principal objetivo das cirurgias deste tipo é solucionar o maior problema dos transplantes: a escassez de órgãos

Por Juliana Alves Publicado em
Paciente recebe rins de porco em transplante
Paciente recebe rins de porco em transplante (Foto: Reprodução/Arquivo/Agência Brasil)

O avanço nas cirurgias de transplantes promete revolucionar a medicina. Depois do anúncio de um transplante de coração de porco em um paciente humano, o mais recente do chamado xenotransplante (transplante de um órgão animal para outra espécie distinta), cirurgiões da Universidade do Alabama em Birmingham, na Inglaterra, relataram o primeiro transplante de dois rins, geneticamente modificados, de um porco doméstico para um humano.

O procedimento, que aconteceu em 30 de setembro de 2021, foi anunciado nesta quinta-feira (20). A cirurgia foi realizada em um homem de 57 anos com morte cerebral, e foi bem sucedida.

Segundo a equipe médica, a cirurgia de transplante seguiu todas as etapas de uma operação regular de humano para humano. Os rins do paciente foram removidos e foram substituídos pelos órgãos suínos, com boa aprovação do corpo. Após 23 minutos, os novos rins começaram a produzir urina.

Outro caso

Em outubro, cirurgiões da Universidade de Nova York Langone Health anexaram um rim de um porco geneticamente modificado a um indivíduo com morte cerebral que estava sendo mantido na base de um ventilador respiratório. Embora permanecesse fora do corpo, o rim funcionou normalmente por 54 horas, produzindo urina e creatinina, um produto residual.

O transplante de órgãos suínos em humanos está aumentando entre os procedimentos médicos e tem como principal objetivo solucionar o maior problema dos transplantes: a escassez de órgãos.


Relacionadas