Paraíba

“Paciente está isolado e com quadro de pneumonia", diz secretário sobre caso suspeito de coronavírus na PB

Geraldo Medeiros disse ainda que as pessoas que tiveram contato com o paciente serão monitoradas pela vigilância.

Publicado em 26/02/2020 12:08 Atualizado em 26/11/2020 23:58
logo
Por Redação Portal T5
“Paciente está isolado e com quadro de pneumonia", diz secretário sobre caso suspeito de coronavírus na PB

O secretário estadual Geraldo Medeiros afirmou que o paciente internado com suspeita de coronavírus apresenta quadro de pneumonia, alterações no exame de sangue e está isolado em uma ala do Hospital Clementino Fraga. A declaração aconteceu nesta quarta-feira (25) durante entrevista à TV Tambaú

Segundo ele, o material para o diagnóstico foi recolhido nessa terça-feira (25). "Enviamos para o Laboratório Central (Lacen) e em até 72 horas teremos uma definição melhor se o caso é sobre uma gripe comum ou o coronavírus", informou. 

Geraldo Medeiros disse ainda que as pessoas que tiveram contato com o paciente serão monitoradas pela vigilância e o material será recolhido para diagnóstico caso haja qualquer sintoma respiratório. 

O secretário alertou ainda que há 18 leitos disponíveis para receber esses pacientes no Clementino Fraga. “Se surgirem casos com crianças, elas serão encaminhadas para o Hospital Universitário Lauro Wanderley”, explicou.

O caso 

Na manhã desta quarta-feira (26), a Secretaria de Estado de Saúde (SES) informou que o primeiro caso suspeito para o novo Coronavírus na Paraíba foi registrado nesta terça-feira (25). Segundo o órgão, trata-se de um homem de 59 anos, que reside em João Pessoa, e apresenta histórico de viagem à Itália entre os dias 14 e 23 de fevereiro, chegando ao Brasil na segunda-feira (24), em voo internacional com destino a Recife, em Pernambuco. 

Durante a viagem, o homem apresentou sintomas como tosse, febre e coriza. Ele buscou o atendimento médico por conta própria, acompanhado por familiares, foi realizado atendimento assistencial, coleta para exame e realizada notificação para o Ministério da Saúde para definição de caso.

Conforme a SES, o paciente está internado no Hospital Clementino Fraga, uma das unidades de referência para atendimento de casos suspeitos de Coranavírus e sendo tratado para Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), como determina o protocolo do Ministério da Saúde, enquanto aguarda confirmação ou descarte de caso. 

Leia mais:

+ Correios oferecem serviço para quem perdeu objetos durante o carnaval

+ Coronavírus: Ministério da Saúde atualiza lista de países de risco para viajar

+ Confira alguns cuidados para se prevenir contra o coronavírus

+ Pagamento do IPVA de placa final 2 vence dia 28 de fevereiro

icon whatsapp
Receba as últimas notícias de João Pessoa em qualquer lugar. Começar icone Play