TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
covid-19

Paciente diagnosticado com coronavírus foge do isolamento no Espírito Santo

Segundo a prefeitura de Vila Velha, o paciente alegou que a fuga foi "por achar que não tinha nada"

Por Redação Publicado em
Secretaria de saude de vila velha es
Foto: Secom/ Prefeitura de Vila Velha

Um homem com coronavírus positivo, que estava sendo monitorado pela Secretaria de Saúde do Espírito Santo fugiu do isolamento. A equipe que monitorava o paciente foi surpreendida na manhã desta sexta-feira (13), quando não o encontrou em seu domicílio. A informação é do Jornal O Estado de S. Paulo.

O homem tem histórico de viagem à Europa e foi diagnosticado já em Vila Velha. Ele deixou a Inglaterra rumo ao Espírito Santo. Nesta sexta, o homem viajou sem liberação da equipe de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde da cidade, em direção a São Paulo.

“Ele já foi localizado pela Polícia Federal e encontra-se em isolamento num hotel da capital paulista e tem viagem agendada para Londres para o dia 16 (segunda-feira), porém está aguardando a liberação para viajar e sair do isolamento”, informou a prefeitura de Vila Velha, através de nota.

Ainda segundo a prefeitura, o paciente alegou que a “fuga” foi “por achar que não tinha nada, após obter informação do resultado negativo para Influenza", segundo ele, pelo Hospital Antônio Bezerra de Faria, onde recebeu atendimento após consulta no Pronto Atendimento da Glória, que fica no centro da cidade.

Enquanto esteve em Vila Velha, o homem ficou na casa da mãe, cujo bairro não foi divulgado pela prefeitura. Na residência, de acordo com informações da Vigilância Epidemiológica, ele permaneceu de máscara, isolado em um cômodo. No último contato que teve com a equipe, o homem tinha um quadro de tosse.

Na casa onde estava, além da mãe, a irmã e o cunhado tiveram contato com o paciente. Os dois últimos, segundo a secretaria, apresentaram sintomas como tosse, dor de garganta, coriza, mialgia, fraqueza, espirro e calafrio e foram submetidos ao isolamento domiciliar. A mãe permanece sem sintomas.

Uma segunda irmã também segue assintomática e dos outros quatro sobrinhos, apenas um apresenta sintomas de mialgia, febre e tosse, manifestados antes mesmo da chegada do tio da Inglaterra. A prefeitura segue acompanhando o caso.

Na tarde desta sexta, o governador Renato Casagrande e o secretário estadual de saúde, Nésio Fernandes, concederam uma entrevista coletiva e falaram sobre esta situação. Para o secretário da pasta, medidas judiciais podem ser tomadas contra pacientes que abandonarem o isolamento por conta própria.

“Se o paciente é notificado pelo coronavírus, ele concorda que vai fazer o isolamento no período. Se não cumprir, denunciamos o caso a forças policiais e ao Ministério Público e podem ser tomadas medidas que obrigam ele ao isolamento”, afirmou Nésio.


Relacionadas