TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
encontro político

"Os municípios não conseguem custear mais a saúde pública" diz deputado

O deputado federal Pedro Cunha Lima foi um dos presentes no encontro que reuniu representantes da bancada federal e prefeitos da Paraíba

Por Redação Publicado em
Encontro prefeitos
A reunião foi realizada no auditório do Tribunal de Contas da Paraíba, na manhã desta segunda-feira (23) A reunião foi realizada no auditório do Tribunal de Contas da Paraíba, na manhã desta segunda-feira (23)

Prefeitos de diversas cidades da Paraíba se reuniram na manhã desta segunda-feira (23) com representantes paraibanos da bancada federal, no auditório do Tribunal de Contas da Paraíba, em João Pessoa.

O objetivo do encontro foi discutir a realidade dos municípios paraibanos, que enfrentam dificuldades em várias frentes, e tentar encontrar soluções concomitantemente.

“É extremamente importante uma vez que os nossos municípios estão passando por uma dificuldade imensa. São dificuldade na merenda escolar, no transporte escolar, na saúde, na ação social. Por isso a importância dos prefeitos se reunirem e tentar junto com a Famup (Federação das Associações de Município da Paraíba) e com a bancada federal tentar buscar melhorias para os municípios” afirmou Segundo Domiciano, prefeito de São José do Sabugi.

Já o prefeito do município de Conceição, Nilson Lacerda, disse que as soluções começam por uma organização na administração de cada cidade. “Pra que a gente possa vencer essa crise, é preciso um planejamento estratégico de gestão, para que a gente possa vencer todos os desafios que a gestão de hoje enfrenta”, explicou.

O deputado federal Pedro Cunha Lima também esteve presente na reunião. Segundo ele, a saúde é uma das áreas mais prejudicadas atualmente.

“A ajuda real seria uma revisão no pacto federativo, algo que você vai ouvir falar muitas vezes na sua vida, mas nunca vai sair do canto. Então essa é a grande dificuldade".

"Além disso, você pode tentar aportes emergenciais, que é o que a gente se compromete em fazer, e tentar também de toda forma possível levar custeios para áreas que mais apertam nos municípios, como é o caso da saúde. Os municípios não conseguem mais custear o tamanho da demanda da saúde. A constituição passou a responsabilidade para os municípios, mas não deu a autonomia financeira”, revelou o deputado.


Relacionadas