TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º

Os 6 mitos sobre consórcio: Entenda como funciona essa modalidade de investimento em grupo

Para quem pensa em comprar um bem de alto valor, como carro ou casa, ou mesmo, para um serviço, como viagens, estudo, festas, cirurgia, tem no consórcio uma modalidade de investimento muito segura e facilitada para adquirir um bem.

Por Redação Publicado em
Legenda: Os mitos que envolvem o consórcio
Legenda: Os mitos que envolvem o consórcio (Crédito: Pixabay)

Para quem pensa em comprar um bem de alto valor, como carro ou casa, ou mesmo, para um serviço, como viagens, estudo, festas, cirurgia, tem no consórcio uma modalidade de investimento muito segura e facilitada para adquirir um bem.

Trata-se de uma poupança conjunta em que um grupo de pessoas com o mesmo desejo e objetivo se reúnem para comprar um bem. Garantindo como vantagem a aquisição do bem à vista.

E mesmo sendo um tipo de investimento já consolidado no mercado, ainda existem diversos mitos que confundem e podem deixar o consumidor com receio de contratá-lo e investir. A seguir, desvendaremos alguns para mostrar que não passam disso: mitos.

Mito 1 – Juros embutidos

Epa! Uma das grandes vantagens do consórcio é uma forte oposição ao financiamento, uma vez que se trata de um investimento sem juros, sem sustos e com parcelas que cabem no seu bolso. Mas isso não quer dizer que você pagará apenas o valor do plano escolhido. A conta é bem simples: o valor do crédito do bem, escolhido é definido em contrato, é divido pelo tempo que escolher investir, mais a taxa de administração, diluída, mensalmente, entre as parcelas, mais o fundo de reserva. A taxa e o fundo de reserva garantem a segurança contra imprevistos, a saúde financeira do grupo e o poder de compra.

Outra vantagem é que as parcelas do consórcio de carros e do consórcio de imóveis são reajustadas, anualmente, pelo INCC ou IPCA. Isso garante que seu investimento não desvalorize e que o poder de compra da carta de crédito se mantenha do começo ao fim do consórcio.

Mito 2 – Demora para entrega do bem

O consórcio funciona como poupança conjunta que garante que todos os participantes serão contemplados. Aqui a matemática acontece por meio de sorteios, em que os consorciados, com as parcelas em dia, têm a mesma chance de serem sorteados e receberem a carta de crédito. E até o fim do grupo, todos os membros serão contemplados. Sem contar o poder de barganha de adquirir seu bem à vista.

E para quem não quer contar apenas com a boa matemática, pode ofertar um lance para acelerar a contemplação. Os lances funcionam como um leilão: o maior leva. É bem simples: quem oferece mais dinheiro, leva a carta de crédito. E não se preocupe, se o seu lance não for  o vencedor, não será necessário pagar o valor ofertado.

Mito 3 – Se cancelar meu consórcio, perco meu dinheiro

Quando seu consórcio é cancelado, sua cota continua participando dos sorteios mensais e quando for sorteado, em vez de receber o bem contratado, você receberá o valor investido, descontadas as taxas previstas em contrato.

E se no meio do caminho, você quiser retomar o seu consórcio, basta entrar em contato com a administradora, verificar se a cota não foi sorteada e que o grupo ainda não foi encerrado. Tudo sem burocracia!

Mito 4 – Tenho que dar uma entrada para começar

Outra baita vantagem do consórcio é ter a tranquilidade de não pagar aquela quantia expressiva de entrada, como acontece nos financiamentos. Além de não ter aquela oscilação da carga de juros nas parcelas. O consórcio é uma modalidade de investimento barata e muito segura para quem sonha com consórcio de apartamento, consórcio de casa, consórcio de moto, consórcio de carro e até de máquinas agrícolas e serviços diversos, sem parcelas intermediárias. O participante precisa mesmo é se comprometer com o pagamento das parcelas e, assim, participar dos sorteios e lances.

Crédito: Pixabay

Mito 5 – FGTS não vale para consórcio

Para quem quer comprar uma casa, contar com o FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) é uma baita ajuda para o quitar o saldo devedor do valor do consórcio, ou ainda, para dar um lance. E só vale o FGTS do próprio consorciado.

Mito 6 – Consórcio não é um negócio confiável

Essa é a maior das lendas, afinal o consórcio é uma modalidade muito vantajosa e segura para quem se planeja e tem um perfil poupador. Por ser um investimento de compra programada sem juros, sem sustos e sem entrada, mais de 7 milhões de brasileiros já realizaram seu sonho, segundo dados da ABAC (Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios).

Agora é a sua vez de realizar seu sonho com consórcio. A Embracon está no mercado há mais de 30 anos e é uma das maiores administradoras de consórcio do país, segundo ranking do Banco Central. Saiba mais:

SIMULE SEU CONSÓRCIO

www.embracon.com.br/consorcio


Relacionadas