Paraíba

Operação Xeque-Mate: MPPB oferece 3ª denúncia contra Leto Viana e mais sete

A operação investiga suposto financiamento de campanha e compra de mandato na prefeitura de Cabedelo

Publicado em 03/09/2018 23:04
logo
Por Redação Portal T5
Operação Xeque-Mate: MPPB oferece 3ª denúncia contra Leto Viana e mais sete

Foto: Vitor Feitosa/ Portal T5

Mais uma denúncia relacionada à Operação Xeque Mate foi oferecida pelo Ministério Público da Paraíba (MPPB), nesta segunda-feira (3). A operação investiga suposto financiamento de campanha, além do uso de cartas-renúncia de parlamentares para a eleição da mesa diretora da Câmara Municipal.

O Ministério Público da Paraíba e o Grupo de Atuação Especial Contra o Crime Organizado (Gaeco/MPPB) apreenderam, no mês de abril, diversos documentos, que foram analisados pelos investigadores.

A investigação apontou que houve uma nomeação interna da grande maioria dos vereadores para comporem a organização criminosa. Essas nomeações ocorreram por meio de transações das mais variadas ordens, inclusive financeiras, como cessão de favores ou de recursos financeiros, em troca dos mandatos legislativos.

A cooptação se dava ainda por meio da emissão de cartas-renúncia, coadjuvadas por notas promissórias que permitiam ao prefeito afastado, Leto Viana, o total e absoluto controle da Câmara Municipal.

Veja a lista de denunciados:

Wellington Viana França (Leto Viana)

Tércio de Figueiredo Dornelas Filho

Fabiana Maria Monteiro Régis

Antônio Moacir Dantas Cavalcanti Júnior

Belmiro Mamede da Silva Neto

Lúcio José do Nascimento Araújo

Josué Pessoa de Goés

Gilvan de Oliveira Lima do Rego Monteiro

O MPPB requereu à Justiça a instauração do processo penal contra os denunciados e pugnou pela aplicação da perda do cargo, emprego, função pública ou mandato eletivo dos réus, além da fixação do valor mínimo de R$ 2,1 milhões (correspondente ao valor das sete cartas-renúncia) para reparação dos danos materiais e morais provocados.

icon whatsapp
Receba as últimas notícias de João Pessoa em qualquer lugar. Começar icone Play