TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
Hospitais e UPAS

Onda de gripe aumenta busca por atendimento em João Pessoa

Para especialistas, o risco é o de que casos de Influenza se misturem com os de Covid-19

Por Carlos Rocha Publicado em
Fila de espera registrada em uma Unidade de Pronto Atendimento em João Pessoa
Fila de espera registrada em uma Unidade de Pronto Atendimento em João Pessoa (Imagem: Reprodução/ Redes Sociais)

João Pessoa registrou, neste final de semana, um aumento na busca por atendimento, nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e hospitais, por pacientes que apresentam sintomas gripais. Para especialistas, o risco é o de que casos de Influenza se misturem com os de Covid-19.

Além do relato de profissionais de saúde que trabalham nessas unidades, vídeos gravados pelos próprios pacientes se espalharam nas redes sociais e houve repercussão.

A Paraíba ainda enfrenta problemas com as notificações de casos moderados e leves de Covid-19. Isso é consequência de ataques sofridos pelo sistema do Ministério da Saúde.

A médica de família Ana Lígia, que atende em uma Unidade de Saúde da Família da Zona Sul de João Pessoa, ressaltou a importância da manutenção dos cuidados para evitar o contágio. As Unidades de Saúde da Família e policlínicas da capital retomam o atendimento normal nesta segunda-feira (27) e ela acredita que deve haver uma grande demanda.

Os profissionais de saúde alertam que saber o que é Covid-19 e o que é Influenza é fundamental. Neste cenário o mais importante é investir em testagem.

De acordo com eles, a testagem é o único instrumento que vai permitir dizer o que é a infecção pelo vírus Influenza e o que é a infecção por Covid-19. "A gente não pode se esquecer que especificamente para o vírus da Influenza há uma intervenção medicamentosa que, se iniciada precocemente, abrevia a duração da doença, minimiza complicações e tem sua indicação para grupos de risco específicos", diz um especialista.

Além do teste, é fundamental ampliar o máximo possível a cobertura vacinal contra as duas doenças e manter os cuidados para evitar a contaminação.

“Importante destacar que, de forma geral, os grupos de risco [das duas doenças] são bastante parecidos, com exceção talvez as crianças, que representam também um fator de risco importante com relação ao vírus Influenza. E a última mensagem importante é que os mecanismos que nos protegem da transmissão são idênticos. Se você usar máscara naqueles locais onde há risco de transmissão, evitar aglomerações e mantiver uma boa higiene das mãos, você está se protegendo não só da Covid-19, mas também do Influenza”, completou.


Relacionadas