TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
Investigação

OMS se reúne para discutir nova variante da Covid localizada na África

Confira o que já se sabe sobre a nova cepa da covid que tem mais mutações

Por Dennison Vasconcelos Publicado em
OMS vai decidir se nova cepa é "de interesse" ou "de preocupação".
OMS vai decidir se nova cepa é "de interesse" ou "de preocupação". (Imagem Ilustrativa/ SBT News)

A Organização Mundial da Saúde se reúne nesta sexta-feira (26) para discutir se declara a nova cepa da Covid-19 localizada na África como "variante de preocupação" ou "variante de interesse". Cientistas anunciaram que a nova variante tem muitas mutações e pode ser mais transmissível. O mercado financeiro amanheceu o dia em baixa por causa desta informação. Pela manhã, ações de companhias aéreas e petróleo sofreram baixa superior a 4%.

Veja o que já se sabe sobre a nova variante:

  1. - A nova variante está sendo chamada de B.1.1.529, mas deve ganhar um codinome grego
  2. - Cientistas sul-africanos detectaram mais de 30 mutações na proteína spike, a parte do vírus que ajuda a criar um ponto de entrada para o coronavírus infectar células humanas.Em comparação, a variante Beta e Delta têm, respectivamente, três e duas mutações. Esta última se originou na Índia e causou a segunda onda devastadora no ano passado.
  3. - Até agora, foram confirmados 77 casos na Província de Gauteng, na África do Sul; quatro casos em Botsuana; e um em Hong Kong de morador que fez uma viagem à África do Sul.
  4. - As mutações na proteína spike podem afetar a capacidade do vírus de infectar células e se espalhar, mas também dificultar o ataque das células do sistema imunológico sobre o patógeno
  5. Qualquer nova variante que seja capaz de escapar das vacinas ou se espalhar mais rápido do que a agora dominante variante Delta pode representar uma ameaça significativa quando o mundo sair da pandemia.

Veja mais:


Relacionadas