TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
análise

OMS anuncia retorno de testes com hidroxicloroquina contra a Covid-19

Decisão foi tomada após análise de um estudo publicado pela revista científica The Lancet.

Por Redação Publicado em
Anvisa decide que compra de hidroxicloroquina exige receita medica
Foto: André Rodrigues/Governo do Amapá

A Organização Mundial da Saúde (OMS) retomará os protocolos de testes com a cloroquina e hidroxicloroquina no combate ao novo coronavírus. A medida foi anunciada nessa quarta-feira (3) pelo diretor-geral da organização, Tedros Adhanom Ghebreyesus, durante coletiva de imprensa.

A decisão foi tomada após análise de um estudo publicado pela revista científica The Lancet. Após a pesquisa ter sido divulgada, os testes com a hidroxicloroquina foram suspensos, com essa paralisação durando apenas dez dias.

"Como vocês sabem, na última semana o Grupo Executivo dos Testes de Solidariedade [nome dado ao grupo de pesquisa que busca medicamentos eficazes contra o novo coronavírus] decidiu suspender o ramo de testes com hidroxicloroquina por preocupação no uso da droga. Essa foi uma decisão de precaução. Com base nos dados disponíveis, os membros recomendaram que não há razões para suspender o protocolo de testes", afirmou Tedros.

O líder da organização complementou. "A OMS está comprometida em acelerar o desenvolvimento de terapias eficazes, vacinas e diagnósticos [contra a Covid-19]  como parte do nosso compromisso em servir o mundo com ciência, resolução de problemas e solidariedade".

Essa decisão acontece logo após os Estados Unidos doarem 2 milhões de dose da medicação ao Brasil. Além de hidroxicloroquina, o presidente Donald Trump também enviou respiradores mecânicos ao país.

saiba mais

Relacionadas