TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
manifestação

OAB-PB emite nota de repúdio contra especial de natal do Porta dos Fundos na Netflix

Entre as manifestações, está a que o material "afronta a fé cristã"

Por Redação Publicado em
Critica 124 especial de natal porta dos fundos a primeira tentacao de cristo 1575383543287 v2 900x506
Foto: Reprodução/ Netflix

A Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional da Paraíba (OAB-PB), emitiu uma nota de repúdio contra o especial "A Primeira Tentação de Cristo", que foi lançada recentemente pela plataforma de streaming Netflix. A sátira é realizada pelo elenco do canal 'Porta dos Fundos'.

Desde o lançamento, algumas autoridades e até mesmo anônimos se manifestaram em público ou através das redes sociais sobre o episódio, que conta com personagens baseados na bíblia apresentados de maneira irreverente. Entre as manifestações, está a que o material "afronta a fé cristã", como descrito na nota da OAB-PB. No texto, a instituição pede "providências que o caso requer".

Ator mirim de Outlander é encontrado morto pelos pais na Escócia

No especial, Jesus, que é interpretado por Gregório Duvivier, está prestes a completar 30 anos, e é surpreendido com uma festa de aniversário. Ele encontra todos reunidos quando volta do deserto acompanhado de Orlando, personagem de Fábio Porchat. A série sugere que eles tiveram uma relação homoafetiva.

Na página Change.org, uma petição foi criada para o "impedimento do filme de Natal da Netflix e porta dos fundos, por ofender gravemente os cristãos". 430 mil pessoas já assinaram a petição. A meta são 500 mil.

Após 7 anos, Lair Rennó é dispensado do Encontro com Fátima Bernardes

Ao jornal Extra, Gregorio Duvivier comentou o abaixo-assinado. "Sim, vi que são quase 300 mil pessoas. Acho que fizemos algo errado, porque é muita pouca gente. Da próxima vez, acho que vale pegar mais pesado. O Porta tem quase 20 milhões de inscritos. 300 mil é um fiasco. Mas de qualquer jeito, vale pra medir a audiência. Pelo menos 300 mil pessoas viram. É mais que a base de apoio do Bolsonaro".

Confira a Nota da OAB-PB na íntegra!

Imagens fortes: homem confessa ter simulado assalto em loja para matar a ex no RN

A Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional da Paraíba (OAB-PB), por sua Comissão de Direito e Liberdade Religiosa, juntamente com o Fórum Diversidade Religiosa - Paraíba e a Coordenadoria de Crimes de Intolerância Religiosa da Defensoria Pública do Estado, vem perante a sociedade repudiar o que entendemos como uma afronta a fé cristã no filme apresentado pelo grupo Porta dos Fundos, entabulado “Especial de Natal Porta dos Fundos 2019: A Primeira Tentação de Cristo”.

A liberdade de pensamento e de expressão não podem ser usadas para o vilipêndio de um dos valores mais caros para a sociedade como é a religião e, ao apresentar a vida de Jesus Cristo da maneira que está encartada no filme ofende diretamente o sentimento de, aproximadamente, 124 milhões de brasileiros, bem como um número indefinido de devotos de outras religiões que foram ofendidos em trabalhos anteriores do grupo.

Entendemos, também, que nenhum direito fundamental é absoluto e que a a mesma liberdade de expressão não pode ser usada como escusa para práticas desta natureza, pois ao abonar condutas assim amesquinha-se o valor das crenças humanas ao mesmo tempo que abona o que é um claro vilipêndio e escárnio religioso.

Aguardamos que as autoridades competentes tomem as providências que o caso requer, e na medida que a afronta exige, na mesma senda que esperamos que os autores desta violência reflitam a respeito de seus atos, reconhecendo o próprio erro, da maneira mais humilde possível, e façam um reencontro com o seu ofício, e que possam promover humor genuíno como uma maneira de trazer alegria para seus espectadores.

Leia também: Bolsonaro faz exame para investigar suspeita de câncer de pele

Siga nosso Instagram Facebook e fique bem informado! 

Adicione nosso WhatsApp: (83) 9 9142-9330.


Relacionadas