Brasil

O que é a sensação térmica, que vem baixando nos últimos dias?

A meteorologista da Aesa, Marle Bandeira, conversou com o Portal T5 e explica o fenômeno

Publicado em 30/06/2021 13:53 Atualizado em 30/06/2021 16:10
logo
Por Redação Portal T5
Cidade de Monteiro, na Paraíba

Cidade de Monteiro, na Paraíba (Foto: Reprodução/Ascom)

Nos últimos dias, o país, e em especial a Paraíba, vem registrando uma queda nas temperaturas. Para se ter uma ideia, o município de Monteiro, no Cariri paraibano, registrou menos de 15° no último domingo (27). A explicação para as baixas temperaturas marcadas nos termômetros é simples: estamos no inverno.

De acordo com a meteorologista da Agência Executiva das Águas do Estado da Paraíba (Aesa), Marle Bandeira, além de estarmos na estação mais fria do ano, alguns fatores podem contribuir para a queda das temperaturas aqui no Estado. Conforme ela conversou com o Portal T5, “nesses últimos dias tinha pouca nebulosidade”, ou seja, poucas nuvens no céu, o que também influenciou para que a Paraíba registrasse temperaturas mais baixas.

Com os termômetros marcando uma queda nas temperaturas, a sensação térmica de algumas localidades pode ser ainda mais frias. Mas, segundo a meteorologista Marle, é preciso levar em consideração "o local, o vento e a umidade".

Um exemplo: a sensação térmica sentida por uma pessoa que se encontra no centro de uma cidade é diferente de uma outra que está em um campo, embora os termômetros marquem a mesma temperatura. Isso porque, entre outros fatores, centro urbanos tem mais prédios e menos árvores.

Segundo a previsão da Aesa, "as condições de instabilidade atmosférica no setor leste da Paraíba, devem continuar nesta quarta-feira (1). No decorrer do dia, o tempo deverá permanecer instável, com ocorrência de chuvas no Litoral, Brejo e Agreste. Para as regiões do Cariri/Curimataú, Sertão e Alto Sertão, a previsão é de nebulosidade variável com ocorrência de chuvas localizadas".

icon whatsapp
Receba as últimas notícias de João Pessoa em qualquer lugar. Começar icone Play