TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
Especial publicitário

Novo Ensino Médio: Colégio Marista Pio X investe em infraestrutura e formação dos professores

A escola criou uma metodologia própria para preparar os alunos para os desafios escolares.

Por Andrezza Castro Publicado em
Marista123

O Novo Ensino Médio começou a ser implementado nas escolas de todo Brasil em 2021.  A lei que foi aprovada no governo de Michel Temer, em 2017, instituiu uma reforma curricular que ampliou a carga horária e criou os itinerários formativos, que são o conjunto de disciplinas, núcleos de estudos, projetos e oficinas que os estudantes poderão escolher no ensino médio.

              Para tornar a nova etapa mais atrativa para os jovens, o Colégio Marista Pio X investiu na formação dos professores e na infraestrutura física e pedagógica da escola. O diretor geral da instituição, Aloirmar José avalia como positivo esses dois anos. “Nós conseguimos escutar bem os nossos estudantes, remodelar algumas coisas, por exemplo, nós percebemos a necessidade de repensar os itinerários optativos e torná-los mais atrativos. Nos Maristas criamos os estudos integrados e em nenhum momento deixamos os nossos estudantes desassistidos”.

Os próprios estudantes escolhem um itinerário. Rafael Duarte é aluno da segunda série, ele conta que teve ajuda do colégio nesta escolha. “Já no primeiro ano, nós fizemos um teste vocacional para ajudar a decidir melhor qual seria o nosso itinerário. Eu já tinha na minha cabeça a ideia de cursar medicina, só que eu também tinha afinidade com matemática. Então, eu pensei que o que eu quero pro futuro é a medicina e o teste vocacional só comprovou a minha ideia,” conta o estudante.



             A implementação que começou em 2022, ocorre de forma escalonada até 2024. Para avaliar os resultados e solucionar os desafios, a escola criou uma metodologia. “A gente vem fazendo avaliações de larga escala que são os simulados. Aqui nós temos dois simulados, sendo um próprio da rede. Fazemos um diagnóstico no início do ano para saber quais caminhos vamos seguir. Ao longo do ano, temos outros simulados que apresentam os resultados dos nossos estudantes”, explica a coordenadora pedagógica Cláudia Lucena.

Relacionadas