Paraíba

Novo decreto do governo da Paraíba libera público em estádios e shows

Novas regras valem de 1 a 17 de outubro, conforme publicação.

Publicado em 29/09/2021 11:53 Atualizado em 29/09/2021 12:33
logo
Por Cristiano Sacramento
Torcida em um dos jogos do Belo na Série C de 2019

Torcida em um dos jogos do Belo na Série C de 2019 (Foto: Cristiano Sacramento)

O governo da Paraíba liberou a presença de torcedores em estádios de futebol e eventos - como shows, em 20% da capacidade dos locais. O novo decreto válido de 1º a 17 de outubro foi publicado em edição suplementar do Diário Ofical do Estado (DOE) nesta quarta-feira (29).

O documento assinado por João Azevêdo (Cidadania) ainda dirige-se a bares, restaurantes, lanchonetes, lojas de conveniência e estabelecimentos similares. Estes poderão funcionar com atendimento nas suas dependências das 6h à 0h com ocupação de 50% da capacidade do local. Não será permitido o funcionamento após o período informado.

Autorizados a funcionar

Dentre os serviços em que o funcionamento deve continuar estão: salões de beleza, academias (com 50% da capacidade), escolinhas de esporte, instalações de acolhimento de crianças, como creches e similares; hotéis, pousadas e similares; construção civil; call centers e demais setores previamente liberados.

Missas, cultos e quaisquer cerimônias religiosas presenciais poderão ocorrer com ocupação de 50% da capacidade do local.

Entradas em estádios e ginásios

A realização de eventos esportivos em arenas e estádios fica liberada sob limite máximo de público de até 20% da capacidade do local. Contudo, os frequentadores devem distribuir-se em pelo menos quatro setores distintos. Cada setor deverá ter uma entrada exclusiva. Nos estádios só poderão entrar pessoas devidamente vacinadas e portando seus comprovantes (carteira de vacinação em papel ou digital), nos quais constem a certificação do recebimento de primeiras doses, há pelo menos 14 dias, ou de segundas doses das vacinas para Covid-19.

Nos ginásios deve haver adequada circulação natural de ar, e o público deve estar distribuído em pelo menos 2 (dois) setores distintos. Cada setor deve ter uma entrada exclusiva. A regra das vacinas (destacada acima) também vale para esses equipamentos.

Para shows e eventos

A realização de shows está condicionada a observação de todos os protocolos elaborados pela Secretaria Estadual de Saúde e pelas Secretarias Municipais de Saúde.

Veja regras:

  • Apresentação, no ato de ingresso nos referidos locais, de testes de antígeno negativo para COVID-19 realizados até 72 horas antes dos eventos;
  • Demonstração da situação vacinal, sendo obrigatório ter recebido pelo menos uma dose há 14 dias, ou duas doses (esquema vacinal completo).

Ainda segundo o governo, poderão ser liberados novos "limites de público para eventos sociais na modalidade shows". Isso "mediante alcance de cobertura vacinal de 70% da população alvo com esquemas vacinais completos para COVID-19 e manutenção da média móvel de 14 dias da taxa estadual de transmissibilidade do novo coronavírus (Rt) menor que 1,0 (um)", completa.

Saiba mais

O torcedor da Paraíba viveu a expectativa para liberação de público nos estádios e arenas esportivas após uma reunião para definir detalhes abordados no novo decreto acontecer nesta terça-feira (28).

Por meio de nota encaminhada à imprensa, o Botafogo-PB informou nesta quarta-feira (29), que participará de uma conferência com representantes do Ministério Público (MP) para definir detalhes com relação ao protocolo que permitirá segurança sanitária no retorno de torcedores ao estádio Almeidão, onde o clube terá partidas a serem disputafas pelo quadrangular do acesso, na reta final da Série C.

Inicialmente, a presença de 1.000 pessoas para o jogo contra o Ituano, neste sábado (2), foi autorizada pelo governo da Paraíba. Destes, 300 ingressos serão destinados - de forma gratuita - aos sócios que se mantiveram adimplentes com o clube mesmo com a crise econômica causada pela pandemia. Outros 700 bilheres serão comercializados ao custo de R$ 120,00 e R$ 100,00. O sócio poderá retirar os convites hoje ou amanhã na loja do clube. A partir de sexta (1º), a carga inicial de 700 ingressos será comercializada.

Mais torcedores

Com a liberação de público, o Belo poderá ter ainda mais torcedores nas arquibancadas. Cerca de 4 mil pessoas devem estar dentro do estádio.

Liberação atinge outros clubes e competições

Outros clubes da Paraíba serão beneficiados com a liberação. O Campinense, por exemplo, segue vivo em busca do acesso à Série C. A Raposa encara o Guarany de Sobral no domingo, fora de casa, pelas oitavas de final da Série D. No jogo de ida, vitória por 2 a 1 - o que permite uma vantagem para a segunda partida. Caso avance, o Rubro-Negro poderá jogar às quartas de final com a presença do torcedor no Amigão. O Treze, por exemplo, se prepara para encarar o Floresta pela Eliminatória da Copa do Nordeste. O jogo acontece no dia 13 de outubro em Campina Grande. Além disso, há disputas previstas no Campeonato Paraibano da segunda divisão e no estadual Feminino.

Veja mais:

icon whatsapp
Receba as últimas notícias de João Pessoa em qualquer lugar. Começar icone Play