TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
flexibilização

Novo decreto de João Pessoa desobriga uso de máscaras em locais abertos; veja

Um peculiaridade que o decreto traz é que menores de 12 anos poderão ficar sem máscaras tanto em ambientes abertos, quanto fechados

Por Carlos Rocha Publicado em
Novo decreto de João Pessoa desobriga uso de máscaras em locais abertos; veja
Novo decreto de João Pessoa desobriga uso de máscaras em locais abertos; veja (Foto: Ailton Diniz/Arcevo pessoal cedido ao Portal T5)

Conforme o prefeito Cícero Lucena adiantou, o novo decreto de João Pessoa, publicado na noite desta sexta-feira (18), desobriga o uso de máscaras em ambientes abertos da cidade. Segundo o gestor, os números referentes à pandemia na capital foram importantes na tomada dessa decisão. Confira o decreto na íntegra aqui

De acordo com o procurador geral do município de João Pessoa, Bruno Nóbrega, uma peculiaridade que o decreto traz é que menores de 12 anos poderão ficar sem máscaras tanto em ambientes abertos, quanto fechados. A regra vale para salas de aula, sendo o uso obrigatório da máscara apenas para pessoas acima de 12 anos de idade.

Mas, atenção! O uso da máscara ainda segue obrigatório em transportes públicos, para pessoas com sintomas da Covid-19 e trabalhadores que exerçam suas funções em ambientes externos ou ao ar livre, cuja circulação em vias e espaços públicos seja recorrente.

Outros pontos

Além das diretrizes em relação ao uso de máscaras, o documento descreve outras flexibilizações. O texto continua permitindo que bares, restaurantes, lanchonetes, lojas de conveniência, igrejas e academias possam funcionar com 100% da capacidade.

Além disso, cinemas, teatros, circos, eventos esportivos, sociais e corporativos poderão ser realizados com 100% de ocupação do local, no entanto, com o uso de máscara obrigatório e exigência de apresentação de cartão de vacinação com o esquema vacinal completo.

A realização de eventos sociais ou corporativos, de forma presencial, tais como congressos, seminários, encontros científicos, casamentos, formaturas ou assemelhados, continua com o limite de até 80% da capacidade.

Eventos esportivos nos estádios de futebol, arenas e ginásios esportivos também continuam com capacidade limitada a 80%.

Shows estão liberados seguindo protocolos e com um público máximo de 70% da capacidade.

O decreto passa a entrar em vigência neste sábado (19) e as regras valem até o dia 31 de abril.

No dia 1 de abril há possibilidade de desobrigação do uso de máscaras também para ambientes fechados. No entanto, tudo deve ser avaliado levando em consideração o avanço da vacinação e registro de novos casos e mortes.


Relacionadas