TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
Cabedelo

Novas manchas de óleo são encontradas em praias da PB; veja

Banhistas registraram resíduos nas areias das praias de Areia Dourada, Camboinha, Formosa e Ponta de Campina

Por Carlos Rocha Publicado em
Novas manchas de óleo são encontradas em praias da PB; veja
Novas manchas de óleo são encontradas em praias da PB; veja

O último dia do ano foi marcado pelo encontro de novas manchas de óleo em praia da cidade de Cabedelo, na região metropolitana de João Pessoa. Banhistas registraram resíduos nas areias das praias de Areia Dourada, Camboinha, Formosa e Ponta de Campina, nesta sexta-feira (31).

De acordo com frequentadores, por volta das 14h, quando a maré começava a encher, as manchas começaram a surgir. Muitos registraram com as câmeras dos celulares.

A Capitania dos Portos da Paraíba e a Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura de Cabedelo enviaram equipes para analisar a situação e recolheream amostras. Após a análise do material é que os órgãos vão emitir algum parecer.

Casos em 2019

Em maio de 2021, a Marinha informou que três navios são suspeitos pelo derramamento de óleo no litoral brasileiro em 2019. As informações foram divulgadas após a retirada do sigilo do relatório da investigação, que foi entregue à Polícia Federal (PF) e ao Ministério Público Federal (MPF) em agosto do ano passado. As conclusões são utilizadas pela PF em um inquérito criminal sobre o caso.

Na época dos fatos, as manchas iniciais de óleo apareceram a 700 km da costa brasileira (em águas internacionais) e atingiram mais de 250 praias do Nordeste.

No comunicado, a Marinha também defendeu investimentos no monitoramento de navios. “Esse evento, inédito e sem precedentes na nossa história, traz ensinamentos, como a necessidade de se investir no aprimoramento do monitoramento dos navios que transitam nas águas jurisdicionais brasileiras e nas suas proximidades, destacando o Sistema de Gerenciamento da Amazônia Azul (SisGAAz)”.


Relacionadas