TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
Maranhão

Nordeste registra primeiro caso da variante indiana da Covid

Cientistas estudam a nova variante. Ainda não se sabe se as vacinas que já existem são eficazes contra a nova mudança genética do vírus

Por Juliana Alves Publicado em
SES divulga boletim com atualização da pandemia na Paraíba
SES divulga boletim com atualização da pandemia na Paraíba (Arte: Reprodução/OMS)

A nova variante indiana da Covid-19 foi identificada no Nordeste brasileiro. O estado do Maranhão registrou oo primeiro caso de contaminação pela nova cepa no país. A informação foi divulgada por Carlos Lula, secretário de Saúde estadual do Maranhão e presidente do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) nesta quinta (20).

De acordo com informações, a variante foi encontrada em um indiano de 54 anos que estava a bordo do navio MV Shandong da Zhi, atracado no litoral do Maranhão. Segundo o secretário, foi possível identificar a nova variante em 6 das 15 amostras estudadas.

A tripulação está isolada e o navio ancorado, pois não tem permissão para atracar na costa do estado. Conforme o secretário Carlos Lula, cerca de 100 pessoas que tiveram contato com as pessoas que estavam a bordo estão sendo isoladas, testadas e acompanhadas.

De acordo com a edição extra do Diário Oficial da União (DOU), o governo federal proibiu a entrada de estrangeiros em voos com origem na Índia no último dia 14.

Cientistas estudam a nova variante. Ainda não se sabe a real velocidade de transmissão da nova cepa, se ela esta relacionada com os casos mais graves da doença e se as vacinas que já existem são eficazes contra a nova mudança genética do vírus.


Relacionadas