TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
reitor ufpb

'Nomeação do novo reitor da UFPB é intervenção ideológica', dizem estudantes em ato

Protesto organizado em frente a reitoria da universidade pede respeito ao processo democrático interno.

Por Redação Publicado em
Whats App Image 2020 11 05 at 16 23 51
Whats app image 2020 11 05 at 16 48 39 Whats app image 2020 11 05 at 16 48 39

O ato em protesto à nomeação do candidato Valdiney Veloso ao cargo de reitor da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) pelo presidente Jair Bolsonaro reuniu nesta quinta-feira (5) diversos estudantes, professores e técnicos da universidade em frente à reitoria da instituição.

De acordo com a vice-presidente da União Nacional do Estudantes (UNE), Élida Elena, o ato representa uma manifestação de repúdio pela atuação do Governo Federal no processo eleitoral interno para escolha do reitor.

"A gente foi pego de surpresa hoje com essa nomeação do professor Valdiney aqui, na UFPB. Não é de hoje que as universidades federais em todo o país vêm sofrendo intervenções do Governo Federal, que não tem respeitado a consulta pública organizada pelo comunidade acadêmica", afirmou.

Ainda de acordo com Élida, a nomeação de reitores que não venceram ou não participaram de processos eleitorais em universidades faz parte da estratégia do Governo Federal para controlar ideologicamente as instituições federais.

"A gente sabe que por trás dessa intervenção tem uma ideologia por parte do governo de nomear não quem venceu, mas quem tem um alinhamento com as ideias do Governo Federal. A educação brasileira vem sofrendo uma série de ataques e, na nossa opinião, a intervenção na autonomia universitária é mais um exemplo da interferência do Governo Federal na democracia interna da universidade", concluiu Élida.

O novo reitor estava na chapa que obteve apenas 5% dos votos, sendo a menos votada pela comunidade acadêmica. Essa é a 11ª intervenção do presidente em nomeações de reitores desde que foi assumiu a presidência.


Relacionadas