TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
pela Anatel

No Nordeste: celulares piratas passam a ser bloqueados neste domingo (24)

Além da região, aparelhos sem certificação da Anatel também em outros estados deixarão de funcionar

Por Redação Publicado em
Celularess
Celulares piratas passam a ser bloqueados neste domingo (24) Celulares piratas passam a ser bloqueados neste domingo (24) Foto: Reprodução / Internet

A partir deste domingo (24), os celulares piratas na Paraíba e em outros estados do país começam a ser bloqueados pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

Policiais procuram no mar submetralhadora usada para matar Marielle Franco e Anderson Gomes

O bloqueio acontece em toda a região Nordeste (Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Bahia, Maranhão, Piauí, Ceará e Rio Grande do Norte), além de quatro estados da região Norte (Amazonas, Roraima, Pará, Amapá) e dois da Sudeste (Minas Gerais e São Paulo).

A ação pertence ao projeto Celular Legal, da Anatel, que foi iniciado em setembro e que já está na última etapa, visto que 244.217 celulares já foram bloqueados em todo o Brasil, e 531.446 mensagens de aviso a celulares irregulares foram enviadas até o momento. Nesta fase, a medida vale para aparelhos habilitados a partir de 7 de janeiro de 2019 e que não tem certificação.

Saiba se o seu aparelho tem a certificação

Geralmente, o selo da Anatel é colado no manual do telefone ou atrás da bateria do aparelho.

De acordo com a agência, a medida é até de segurança, já que “o celular sem certificação não passou pelos testes necessários” e “pode aquecer, dar choques elétricos, emitir radiação, explodir e causar incêndio”. Além disso, o bloqueio reduz o número de roubos e furtos de celulares, combatendo a falsificação e clonagem de IMEIs (número de identificação do aparelho).

Leia mais: Temer recusa banho de sol nos 2 primeiros dias de prisão

Ciclone Idai em Moçambique atinge 1 milhão de crianças, diz Unicef


Relacionadas