Política

Na véspera do Natal, Temer diz que entrega o Brasil melhor que recebeu

Pronunciamento em rede nacional foi transmitido nesta segunda-feira (24) à noite

Publicado em 24/12/2018 20:08 Atualizado em 26/11/2020 01:59
logo
Por Redação Portal T5
Na véspera do Natal, Temer diz que entrega o Brasil melhor que recebeu

FOTO: DANIEL FERREIRA/METRÓPOLES

O presidente Michel Temer (MDB) utilizou o seu pronunciamento de Natal, veiculado em rede nacional de rádio e televisão nesta segunda-feira (24), para fazer um balanço do seu governo. Na sua visão, ele vai entregar um Brasil melhor do que recebeu, há pouco mais de dois anos e meio.

“E tenham certeza, gostaria de ter dado um Brasil ainda melhor a todos vocês. Mas, também podem estar certos de que não poupei esforços, nem energia e sei que entrego um Brasil muito melhor do que aquele que recebi”, disse o presidente. Na sequência, ele atribuiu essa melhora aos resultados das “reformas e avanços” do seu governo que, na sua visão, “colocaram o Brasil em um novo tempo”.

Temer não mencionou as denúncias das quais é alvo no Supremo Tribunal Federal (STF) e que devem ter andamento nas instâncias inferiores tão logo ele deixe o governo. O presidente foi acusado de corrupção passiva e lavagem de dinheiro. O caso envolve suposto esquema no setor de portos, com desvios estimados em R$ 32,6 milhões entre agosto de 2016 e junho de 2017. Como presidente, no entanto, ele responde apenas por atos ocorridos ao longo do seu mandato. “Saio com a alma leve e a consciência do dever cumprido”, disse.

O presidente, que vai transferir o posto no próximo dia 1º de janeiro a Jair Bolsonaro (PSL), disse torcer por dias melhores no futuro do país. Ele também agradeceu aos seus familiares, amigos, ministros e Deus por “ter dado serenidade para cumprir a missão” que lhe foi designada. Temer saudou igualmente a todos os brasileiros. “Aos que me apoiaram e também aos que não me apoiaram. Porque democracia é isso”, prosseguiu.

O governo de Michel Temer teve início em 12 de maio de 2016, quando a Câmara votou pela abertura do processo de impeachment contra Dilma Rousseff. No final de agosto ele assumiu em definitivo a presidência, quando o Senado confirmou o afastamento da ex-presidente.

Desde então, o emedebista enfrentou resistência popular e ganhou destaque negativo com a frase “Fora, Temer”. Já no final do governo, Temer declarou, em tom de brincadeira, que sentirá falta das manifestações e do seu mote.

Pesquisa recente divulgada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) apontou rejeição popular de 74% ao presidente. De acordo com a consulta, 5% dos entrevistados avaliaram o governo como ótimo ou bom em dezembro deste ano, 18% classificaram como regular e 3% não souberam opinar ou não responderam.

O levantamento da CNI também revelou que 7% dos entrevistados confiam no presidente. Outros 90% dos participantes, ao serem questionados sobre o assunto, responderam não confiar nele. Por fim, 3% das pessoas abordadas não souberam responder ou não quiseram opinar.

Leia a íntegra do pronunciamento do presidente Michel Temer

Boa noite a todos!

Dentro de mais alguns dias, encerro o meu mandato como presidente do Brasil. Mas hoje não estou aqui para falar do que foi feito no meu Governo e de como foi feito. Isto cabe ao tempo demonstrar. Também não estou aqui para falar do que vivi e como vivi. E, sim, do que desejo para a vida de todos nós. Que é o de termos um Brasil cada vez mais próspero e cada vez mais fraterno, cada vez mais igual. E nesta noite tão especial, em que ao lado da família e dos amigos renovamos a fé e a esperança em dias melhores, dias que, com certeza, virão, eu quero, acima de tudo, agradecer.

Agradecer a Deus, por ter me dado oportunidade, a honra de servir ao meu país. Agradecer por ele ter me dado serenidade para cumprir a missão que me foi designada. Agradecer por ele ter me permitido fazer valer a Ordem e Progresso estampado na nossa bandeira e que se tornou a marca da nossa gestão. Agradecer a minha família, por ter me ajudado a vencer os desafios que se apresentaram pelo caminho. Agradecer aos meus ministros, a toda a minha equipe, homens e mulheres de valor, que estiveram em todos os momentos ao meu lado e sempre me ajudaram a dar a volta por cima.

E, é claro, agradecer a todos os brasileiros. Indistintamente. Aos que me apoiaram e também aos que não me apoiaram. Porque democracia é isso. É poder pensar e provar que é possível fazer mais pelo Brasil e pela vida de todos, independentemente das dificuldades, das barreiras impostas. Aliás, foi o que me deu ainda mais força para seguir em frente.

Valeu cada obstáculo vencido, cada momento vivido, cada conquista feita. E tenham certeza, gostaria de ter dado um Brasil ainda melhor a todos vocês. Mas, também podem estar certos de que não poupei esforços, nem energia e sei que entrego um Brasil muito melhor do que aquele que recebi. Ficam as reformas e os avanços, que já colocaram o nosso país em um novo tempo.

Saio com a alma leve e a consciência do dever cumprido. De coração, de coração mesmo, o meu muito obrigado a todos vocês e uma feliz noite de Natal. Fiquem com Deus, fiquem em paz.

icon whatsapp
Receba as últimas notícias de João Pessoa em qualquer lugar. Começar icone Play