Paraíba

Na PB, bebê recém nascido recebe alta após diagnóstico de Covid-19; confira

A pequena Maria Vitória estava recebendo tratamento na maternidade Frei Damião

Publicado em 28/05/2020 17:23
logo
Por Redação Portal T5
Na PB, bebê recém nascido recebe alta após diagnóstico de Covid-19; confira

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Portal T5 (@portalt5) em

Com direito a aplausos, mensagem e capa de super heroína, a pequena Maria Vitória deixou a maternidade Frei Damião, no bairro de Cruz das Armas, em João Pessoa, onde recebeu tratamento contra a Covid-19. Mesmo com tão pouco tempo de vida, ela travou uma grande batalha, contra um inimigo invisível, o novo coronavírus.

Ministérios Públicos pedem que 69 municípios da PB analisem antecipação de feriados; veja

Com a mensagem 'Eu Venci a Covid-19' colada em uma incubadora, a pequena foi entregue à família. No momento, que foi registrado em vídeo, é possível ver que os funcionários do hospital vestiram a criança com uma capa de super heroína, para ressaltar a bravura.

Referência para Covid-19

A unidade é referência no estado para casos de Covid-19 em recém- nascidos. No mês de Abril, a maternidade realizou o primeiro parto em uma paciente com suspeita de Covid-19. 

Ministério Público faz nova denúncia e pede afastamento de prefeito de Bayeux, Berg Lima

João Victor França Félix, 21 anos, que mora no bairro 13 de Maio, na Capital, contou que o primeiro atendimento da sua esposa, T.M.B., de 17 anos, foi no Hospital Edson Ramalho.  Como a adolescente apresentava tosse e falta de ar, que são alguns dos sintomas da Covid-19, a equipe médica resolveu encaminhá-la para a Frei Damião.

A adolescente foi acompanhada pela equipe médica da Frei Damião, onde recebeu todos os cuidados necessários e por volta das 16 horas do dia 28 de Abril ela deu à luz à pequena Alice, de parto cesáreo.

A médica obstetra Andressa Vinagre, que conduziu o procedimento na Frei Damião, explicou que a paciente gestante, com 38 semanas, veio transferida do Hospital Edson Ramalho porque apresentava queixa de sintomas gripais, tosse seca, e falta de ar há 4 dias e que, apesar de não ter tido história de febre, era um caso bem suspeito diante do quadro clínico taquidispneia, saturação, achados de RX e ausculta pulmonar.

Mais de 50 pessoas pessoas testam positivo para Covid-19 em barreiras na Zona Sul de João Pessoa

“Na chegada do plantão a paciente foi avaliada e continuava com dispneia importante, apesar da saturação ter melhorado em 02. Discutimos o caso entre nós, obstetras, e decidimos que seria mais prudente intervir, primeiro que ela poderia piorar a qualquer momento, e segundo, por ser uma gestação de termo, melhoraria a capacidade pulmonar dando um melhor conforto repositório para a mesma e a cesariana foi indicada”, esclareceu. 

Andressa Vinagre destacou que a equipe foi paramentada com óculos, protetor facial, máscara N95, máscara descartável, touca, capote impermeável, capote cirúrgico, duas luvas e propés. Ela disse ainda que a cirurgia transcorreu sem nenhuma intercorrência e que a paciente se manteve estável e foi transferida para UTI apenas por precaução e monitoramento.

Para a diretora geral da Maternidade Frei Damião, Selda Gomes, a realização desse primeiro parto em uma paciente com suspeita de Covid-19 mostra que a equipe médica está preparada e que a unidade de saúde dispõe de todos os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) para a realização desse tipo de procedimento com toda segurança.  “A transformação da Frei da Damião em maternidade referência para atendimento a pacientes com Covid-19 é mais um desafio que estamos enfrentando e que, com certeza, vamos vencê-lo, com a união e determinação de todos”, destacou.

Leia também: Novo decreto terá plano de flexibilização gradual de medidas de isolamento na PB

Siga o Instagram Facebook do Portal T5 e fique bem informado! 

Adicione o WhatsApp do Portal T5: (83) 9 9142-9330.

icon whatsapp
Receba as últimas notícias de João Pessoa em qualquer lugar. Começar icone Play