TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
ufpb

Na Paraíba, residentes são recomendados a fazer teleatendimento durante a pandemia

Serviço poderá beneficiar 60 mil pessoas em João Pessoa

Por Redação Publicado em
3be89d0e 9ce4 4ddb 8555 0e9e205e857b
Foto: Angélica Gouveia

O Departamento de Promoção de Saúde do Centro de Ciências Médicas (CCM) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) disponibilizou proposta para organizar o teleatendimento durante o período de pandemia da Covid-19, na rede de saúde da família de João Pessoa.

De acordo com o documento, a iniciativa abrangerá oito Unidades Básicas de Saúde (UBS) da capital paraibana. O objetivo é direcionar a cobertura médico-hospitalar para aproximadamente 60 mil habitantes de dois distritos sanitários de João Pessoa.

+ Empresa de telemarketing tem 80 vagas de emprego em Campina Grande

Empresas de calçados oferecem 500 vagas de emprego em Campina Grande

+ Governo abre seleção para Sistema Prisional da Paraíba; saiba como concorrer

A equipe que elaborou a proposta é composta pelos professores da UFPB André Luis Carvalho e Dilma Oliveira, pela médica-residente Erika Ribeiro e pelo instrutor Gabriel Nobre. Também conta com representantes da prefeitura municipal e de outros instrutores da universidade.

Segundo o professor André Luis Carvalho, as unidades de saúde devem se estruturar para teleatendimento em três modalidades: pacientes com síndrome gripal, por demanda espontânea sobre atendimentos e orientações e na busca de pessoas com problemas crônicos degenerativos.

+ Governo abre seleção para Sistema Prisional da Paraíba; saiba como concorrer

+ Xiaomi Redmi 9 é lançado no Brasil; saiba mais

+ Episódio de 'Os Simpsons' prevê nota de R$ 200

“As UBS são lugares onde atuam médicos-residentes em Medicina de Família e Comunidade da UFPB. O teleatendimento não se restringe a profissionais vinculados às demandas patológicas agudas (médico, enfermeiro e auxiliar de enfermagem). Toda a equipe pode se estruturar para realizar funções de forma multi-inter-profissional”, explica.

Para o professor da UFPB, estruturadas a partir dos protocolos oficiais de saúde, as consultas por teleatendimento nas unidades de médico-sanitárias possibilitam a atuação de distintos profissionais. Por exemplo, odontólogos, farmacêuticos e psicólogos podem construir teleatendimentos específicos e participar dos que já existem.

“O teleatendimento pode se organizar em mais de uma modalidade. Além da Covid-19, abrange a demanda espontânea e usuários pertencentes a grupos estratégicos, como gestantes, idosos, hipertensos, diabéticos e usuários com transtorno mental”, reforça André.

+ Confira memes da cédula R$ 200

+ Bob Esponja morreu? Entenda a tirinha que está bombando na web

Caixa abre 11 agências na Paraíba no sábado (1)

Entre as ações recomendadas pelo departamento da UFPB, os profissionais das unidades de saúde devem estudar o prontuário dos pacientes com antecedência. Os propósitos são fazer uma checagem sobre doenças (com avaliação do risco e vulnerabilidades dos usuários), listar os medicamentos utilizados e verificar exames que foram solicitados para cada paciente.

Outra medida apontada pelo documento da UFPB diz respeito à realização de capacitações sobre comunicação à distância. A ação tem o objetivo de possibilitar segurança para o atendimento dos profissionais e integrar as informações que serão repassadas aos pacientes pelas unidades de saúde.

A professora Dilma Oliveira conta que a atenção à saúde deve ter como base as necessidades dos usuários e respeitar a integralidade do cuidado. Ela ressalta que o atendimento clínico à distância deverá ser realizado diretamente entre o profissional de saúde e o paciente.

+ Modelo internacional diz que “maioria apoia” noivado com indígena

+ Veja o que a Natura disse após polêmica envolvendo Thammy Miranda em comercial do Dia dos Pais

+ Rússia espera produzir vacinas contra o coronavírus em setembro

“Faz-se necessário construir um protocolo de teleatendimento em que esteja pactuado um sistema de informação e fluxos dos atendimentos. Neles, devem constar dados como fichas para cada agravo e com os nomes das pessoas a ser atendidas; e planilhas de registros das teleconsultas planejadas, com prioridades, necessidades de consultas presenciais ou de encaminhamentos”, argumenta.

A proposta de oferta para teleatendimento durante a pandemia da Covid-19, elaborada pelos representantes da UFPB, almeja também dar andamento aos cuidados oferecidos na rede médico-sanitária. O grupo pretende levar orientações para que os usuários das unidades básicas de saúde de João Pessoa possam procurar consultas apenas no momento adequado e evitar aglomerações.

+ Madonna publica vídeo defendendo uso da cloroquina e é notificada pelo Instagram

Siga o Instagram Facebook do Portal T5 e fique bem informado!

Adicione o WhatsApp do Portal T5: (83) 9 9142-9330.


Relacionadas