TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
SAÚDE

Mutirão de cirurgias é realizado nesta quarta-feira (11) em Arapiraca

Para ter acesso ao serviço, será necessário passar por consulta médica, onde o resultado é liberado ainda no mesmo dia.

Por Redação Publicado em
Whatsapp image 2020 03 11 at 07 42 31
Foto: Dárcio Monteiro/ SESAU Foto: Dárcio Monteiro/ SESAU

A partir desta quarta-feira (11) até sexta (13), um mutirão de cirurgias é realizado em Arapiraca, Agreste de Alagoas, através da Secretaria de Estado da Saúde (SESAU). As equipes técnicas do programa realizam o atendimento na estrutura montada na Praça Ceci Cunha, para realização da triagem.

Para ter acesso ao serviço, será necessário passar por consulta médica. Depois, serão feitos os exames de ultrassonografia, laboratoriais, raio-x e eletrocardiograma. O resultado é liberado ainda no mesmo dia.

A expectativa é de que sejam realizados 1.050 atendimentos nos três dias. Essa é a etapa regional do mutirão que beneficia também os moradores de municípios circunvizinhos do Agreste alagoano.


Como participar:

Para participar da ação, o usuário deve chegar ao local portando RG, CPF, comprovante de residência e Cartão SUS. É fundamental que o paciente chegue ao local em jejum para a realização dos exames pré-operatórios.

Os mutirões de cirurgias começaram no final de 2019 e já contemplou os bairros Benedito Bentes, Vergel do Lago e Clima Bom, e agora se expande para o interior do estado.

O usuário passa por consulta médica e faz os exames tudo no mesmo local e já sai com a cirurgia agendada junto aos hospitais contratualizados.

O objetivo do programa é reduzir as filas na rede pública. São realizadas cirurgias para retirada de hérnias do tipo umbilical, inguinal e epigástrica; mioma e pedra na vesícula, contemplando crianças, mulheres e homens. A meta de realizar cinco mil cirurgias nestas especialidades contidas no programa.

No total, já foram feitos quase 3.500 atendimentos, sendo 1.815 cirurgias agendadas, com 1.260 mulheres que já passaram pelos procedimentos; 479 homens e 76 crianças que fizeram cirurgia. Foram 396 hernioplastias, 473 colecistectomia e 323 histerectomia.


Relacionadas