TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
PELO SUS

Mutirão de cirurgias chega a Arapiraca no próximo dia 11

Em sua etapa regional, programa tem como meta realizar 1.050 atendimentos, beneficiando, também, moradores de cidades circunvizinhas

Por Redação Publicado em
TRIAGEM MUTIRAO ALAGOAS

A quarta etapa do Mutirão de Cirurgias, promovido pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), acontece nos dias 11, 12 e 13, em Arapiraca, na Praça Ceci Cunha, Centro da cidade. A ação dá início à fase regional do programa, beneficiando, também, os moradores de municípios circunvizinhos, no Agreste alagoano. Serão realizados 1.050 atendimentos, com uma média de 350 por dia.

A iniciativa da Sesau teve início no final de 2019, contemplando três populosos bairros de Maceió: Benedito Bentes, Vergel do Lago e Clima Bom – e agora se expande para o interior do Estado, depois de quase 1.200 cirurgias já realizadas, tanto no Hospital da Mulher, em Maceió, quanto nas unidades contratualizadas.

De acordo com o secretário de Estado da Saúde, Alexandre Ayres, o Mutirão de Cirurgias é mais uma demonstração de que o Governo de Alagoas age para manter a saúde próxima da população.

“Nas três edições em Maceió, muitas pessoas chegaram de outros municípios para buscar atendimento e hoje já passaram pelos procedimentos cirúrgicos”, lembra o secretário.

A partir das 7 horas da quarta-feira (11), as equipes técnicas do programa já estarão na Cidade da Saúde, estrutura de atendimento que será montada para a realização da triagem. Para ter acesso ao serviço, será necessário passar por consulta médica. Posteriormente, serão feitos os exames de ultrassonografia, laboratoriais, raio-x e eletrocardiograma. O resultado é liberado ainda no mesmo dia.

“A vantagem é que o usuário passa por consulta médica, faz os exames na Cidade da Saúde e sai do local com a cirurgia agendada junto aos hospitais contratualizados. Posso citar como exemplo as mulheres que foram encaminhadas para os devidos procedimentos no Hospital da Mulher, em Maceió. O Governo de Alagoas entregou este novo equipamento de saúde, que já está dando total atenção à saúde feminina”, destaca o secretário.

Mantendo o objetivo de reduzir as demandas reprimidas de cirurgias eletivas em Alagoas, o programa da Sesau coloca em prática a realização de cirurgias para retirada de hérnias do tipo umbilical, inguinal e epigástrica; mioma e pedra na vesícula, contemplando crianças, mulheres e homens.

“Seguimos com a meta de realizar cinco mil cirurgias nestas especialidades contidas no programa. As três etapas que aconteceram no Benedito Bentes, Vergel do Lago e Clima Bom, em Maceió, mostram o quanto a população confia no serviço”, afirmou o secretário.

“Os resultados que apresentamos mostram quase 3.500 atendimentos, sendo 1.815 cirurgias agendadas, com 1.260 mulheres que passaram pelo procedimento; 479 homens que passaram por cirurgia, além de 76 crianças que também foram encaminhadas para cirurgia. Foram 396 hérnioplastias; 473 colecistectomia; e 323 histerectomia. Até esta semana, a Saúde Alagoas realizou quase 1.200 procedimentos cirúrgicos”, acrescentou Ayres, ao se referir aos resultados das três etapas realizadas em Maceió.


Relacionadas