TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
Contra a Covid-19

Municípios da Paraíba podem iniciar vacinação de crianças com CoronaVac

Nota técnica foi emitida com instruções sobre a aplicação dos imunizantes em maiores de 6 anos.

Por Dennison Vasconcelos Publicado em
Dose da vacina contra a Covid-19, Coronavac/Butantan
Dose da vacina contra a Covid-19, Coronavac/Butantan (Foto: Divulgação/SES-PB/Arquivo)

A partir desta terça-feira (25), municípios da Paraíba podem iniciar a imunização de crianças a partir de 6 anos, sem comorbidades, com a vacina CoronaVac/Butantan. A autorização foi emitida por uma nota técnica divulgada pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) nessa segunda-feira (24).

O uso do imunizante foi liberado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e incorporado pelo Ministério da Saúde (MS) no Plano Nacional de Operacionalização (PNO).

A CoronaVac aplicada para as crianças é a mesma utilizada para os adultos, com o mesmo intervalo de aplicação recomendado entre a primeira e a segunda dose, de 28 dias.

Conforme o comunicado, no ato da imunização, profissionais de saúde, antes de aplicarem a vacina, devem informar ao responsável que acompanha a criança sobre os principais sintomas locais esperados e mostrar a seringa a ser utilizada e o volume que será aplicado.

A SES ainda recomendou a priorização da Coronavac para crianças de 6 a 11 anos imunocompetentes e o uso da vacina Pfizer Pediátrica para crianças a partir dos 5 anos, imunossuprimidas.

Efeitos adversos 

As reações adversas mais comuns reportadas em estudo com crianças e adolescentes de3 a 17 anos de idade que receberam pelo menos uma dose da CoronaVac incluíram dor no local da injeção (13%) e febre (5%). Qualquer suspeitas de reações adversas devem ser comunicadfas por meio do sistema nacional de notificação, o e-SUS NOTIFICA.


Relacionadas