TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
maus tratos

“Mulher não tem mama, homem você só vê costela”, diz médica sobre estado de idosos resgatados de asilo

Alguns não mexem os membros em razão de terem passado tanto tempo em um lugar só.

Por Cristiano Sacramento Publicado em
Idosos foram resgatados e encaminhados a hospitais e serviços de saúde
Idosos foram resgatados e encaminhados a hospitais e serviços de saúde (Imagem: Divulgação)

Conforme informações divulgadas pelo Ministério Público ao Portal T5, o estado de saúde de boa parte dos idosos resgatados de um ‘abrigo’ em João Pessoa é crítico. O resgate ocorreu após denúncias de maus-tratos. As práticas se confirmaram a após a vistoria realizada pela promotora de Justiça Jovana Tabosa, que estava no plantão, em conjunto com a Polícia Militar e a Vigilância Sanitária. A Cuidarte - Lar de idosos, estaria funcionando de forma clandestina. A instituição localiza-se no bairro de Tambauzinho.

Idosos resgatados de maus-tratos em João Pessoa precisam de doações

De acordo com profissionais da equipe responsável pelo atendimento dos idosos – que foram encaminhados ao Hospital Padre Zé. “Temos duas pacientes mais graves. Uma delas previsa amputar um membro e está regulada para procedimento”, afirma a profissional que terá a identificação preservada.

Além de comorbidades e questões individuais, a equipe médica identificou como problema mais recorrente a desnutrição qual as vítimas eram submetidas. “São pacientes assim: mulher não tem mama, homem você só vê costela. Então, é essa questão”, completa.

“Dois deles foi passada sonda porque não tinham condições de deglutir”. Ainda de acordo com a unidade de saúde, algumas famílias das vitimas acompanharam o atendimento. “De tanto ficar numa posição só, uns não mexem mais os membros”, afirmou.

Na vistoria, foram encontrados 39 idosos - sendo 17 acamados. No local haviam apenas dois cuidadores. Um deles, inclusive, faleceu no próprio abrigo na última sexta-feira (2).


Relacionadas