TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
Diagnóstico

Mulher morre por suspeita de Coronavírus na Paraíba, diz SES

Informação foi confirmada após vários casos suspeitos serem registrados.

Por Redação Publicado em
MASCARA CORONAVIUS PORTALT5

Uma mulher de 39 anos morreu na madrugada desta quarta-feira (18) com suspeita do novo coronavírus em João Pessoa. A informação foi confirmada ao Portal T5pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), que aguarda o resultado do exame sobre a possível contaminação.

De acordo com a SES, a paciente estava internada no Hospital Universitário Nova Esperança há 15 dias e não apresentava histórico de vínculo com a pandemia do coronavírus.

O material foi coletado para detectar se a causa da morte tem relação com o coronavírus. O prazo para que o resultado seja entregue é de 72 horas.

Ainda conforme a SES, a paciente é um dos 65 casos que estão sob investigação. Até o momento, 16 foram descartados. Ao todo, 81 testes foram realizados.

O que diz o Hospital

Por meio de nota, o Nova Esperança disse que a paciente estava internada há 13 dias para tratamento de dispneia, doença articular e complicações de uso crônico de corticoide. A unidade afirmou ainda que a mulher era portadora de doença reumatológica e provável doença pulmonar intersticial.

Ainda segundo a assessoria do hospital, o quadro foi reconhecido de forma precoce e prontamente foram adotadas medidas de suporte ventilatório invasivo em sistema fechado. A paciente foi internada de forma isolada em um andar específico.

Casos investigados

Em nota, a Secretaria de Saúde do estado disse que não há há casos confirmados. O órgão confirmou, contudo, a morte da mulher de 39 anos, em João Pessoa, na madrugada de quarta-feira (18).

"A paciente foi notificada como caso suspeito de COVID-19, o  material para teste foi colhido e no momento, a SES aguarda o resultado dos exames. Ela apresentava comorbidades, ou seja, presença de mais de uma ou de várias doenças na mesma pessoa", diz o texto.

A assessoria da Secretaria revelou ainda que já foram realizados 81 exames, dos quais 16 foram descartados.

Quando procurar atendimento?

A recomendação da Secretaria de Saúde é que somente procurem atendimento quem apresentar febre e sintomas de gripe como tosse e dificuldade de respirar e que nos últimos 14 dias tenha histórico de viagem para área de transmissão local, ou que tenha tido contato próximo com caso suspeito ou confirmado do novo Coronavírus.

Exames

O material coletado é encaminhado para o Instituto Evandro Chagas, no Pará que faz a análise do material. Porém, o resultado não muda a conduta clínica para tratamento. Sendo importante manter o isolamento domiciliar mediante inicio de sintomas.

Leia mais:

+ Visitas a pontos turísticos em João Pessoa estão suspensas; veja a lista

+ Hospital Edson Ramalho suspende cirurgias eletivas, visitas e exames

+ Prefeitura registra boletim de ocorrência após WhatsApp falso atribuído a Luciano Cartaxo

+ Shoppings de JP reduzem horário de atendimento a partir desta quarta-feira


Relacionadas