Brasil

Mulher descobre doença após uso de ivermectina

Chamado "kit covid" é formado por medicamentos sem comprovação de eficácia contra a Covid-19 e promovido pelo governo federal como tratamento precoce.

Publicado em 30/03/2021 10:46 Atualizado em 30/03/2021 10:50
logo
Por Redação Portal T5
Ivermectina

Ivermectina (Imagem: Reprodução)

Durante entrevista ao "Fantástico", da TV Globo, a baiana Cremilda disse ter desenvolvido uma doença chamada colestase depois do uso da ivermectina – remédio usado no tratamento contra piolhos.


 

O relato descreve que a senhora tomou três capsulas do medicamento a cada 15 dias durante um ano. "É muito mais fácil você acreditar com força total que aquilo ali é seguro e vai lhe proteger, né? É essas bobagens da vida que a gente faz", afirmou em um trecho da entrevista.


 

De acordo com especialistas e instituições médicas, o chamado "kit covid" - formado por medicamentos sem comprovação de eficácia contra a Covid-19 e promovido pelo governo federal como tratamento precoce, pode ter relação com doenças no fígado de pacientes que utilizaram em grande quantidade e sem recomendação de profissionais autorizados.


 

Em nota a Associação Médica Brasileira (AMB) informou que “medicações como hidroxicloroquina/cloroquina, ivermectina, nitazoxanida, azitromicina e colchicina, entre outras drogas, não possuem eficácia científica comprovada de benefício no tratamento ou prevenção da covid-19, quer seja na prevenção, na fase inicial ou avançadas da doença, sendo que, portanto, a utilização desses fármacos deve ser banida". O texto foi assinado pelo Comitê Extraordinário de Monitoramento da Covid-19.


Leia também:

Envie sua sugestão de pauta para o Portal T5. Adicione nosso número no WhatsApp: (83) 9 9142-9330
Siga o Portal T5 no Facebook, Instagram e Twitter!

BBB21

Envie sua sugestão de pauta para o Portal T5. Adicione nosso número no WhatsApp: (83) 9 9142-9330
Siga o Portal T5 no Facebook, Instagram e Twitter!


 

icon whatsapp
Receba as últimas notícias de João Pessoa em qualquer lugar. Começar icone Play