TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
Alpargatas

MPT-PB investiga denúncias de trabalhadores que teriam contraído Covid-19 durante expediente

Há denúncias de violações trabalhistas relacionadas à Covid-19 na Alpargatas​, empresa que produz as sandálias Havaianas​​, em Campina Grande​.

Por Redação Publicado em
Sede do MPT-PB, em João Pessoa.
Sede do MPT-PB, em João Pessoa. (Reprodução/Google Street View)

O Ministério Público do Trabalho na Paraíba (MPT) instaurou inquérito civil para investigar denúncias de violações trabalhistas relacionadas à Covid-19 na Alpargatas, empresa que produz as sandálias Havaianas, em Campina Grande. De acordo com as denúncias, funcionários teriam se infectado durante o trabalho. Cinco trabalhadores já teriam testado positivo para a doença. O MPT recebeu oito denúncias relacionadas à Covid-19 na Alpargatas.

+ Seis médicos já morreram por Covid-19 na Paraíba

+ Cartão virtual do Caixa TEM pode ser usado em supermercados na Paraíba

Ainda na semana passada, o procurador Marcos Almeida notificou a empresa para apresentar uma série de documentos e determinou uma inspeção na fábrica, localizada no bairro do Distrito Industrial da cidade. A empresa também possui fábrica em Santa Rita, município da Grande João Pessoa.

A Alpargatas informou que, “desde o início desta crise, vem priorizando a proteção das pessoas, em linha com as normas da OMS e autoridades governamentais”, além de adotar diversas práticas para promover o distanciamento social e a proteção de seus funcionários.

+ Regina Duarte deixa Secretaria de Cultura após 60 dias no cargo

+ Paraibano morre em queda de avião em São Paulo

671 denúncias na Paraíba

Desde o início de março deste ano, o MPT na Paraíba já recebeu 671 denúncias de irregularidades trabalhistas relacionadas ao tema Covid-19 contra empresas de diversos segmentos econômicos, conforme levantamento divulgado na última segunda-feira (18/05). Além disso, instaurou 177 inquéritos civis ou investigações para apurar violações trabalhistas, descumprimento de recomendações e normas de segurança, além de outras irregularidades.

+ Protestos contra ações de isolamento social são proibidos pela Justiça na PB

+ Segunda parcela do auxílio emergencial é paga para beneficiários fora do Bolsa Família

O levantamento mostra ainda que, em todo o País, o MPT recebeu 15.761 denúncias de irregularidades trabalhistas relativas à Covid-19 e instaurou 3.193 inquéritos civis para apurar violações trabalhistas sobre o tema. Além disso, emitiu 8.959 recomendações a empresas e expediu 51 mil notificações, ofícios e requisições. Por meio do trabalho remoto, o MPT já realizou 501 audiências administrativas em todo o Brasil.

Veja também:

 Bolsonaro cita prefeito de Campina Grande e faz piada com cloroquina e refrigerante

+ Paraibana espalha mensagens positivas em árvore durante pandemia

+ Recebeu auxílio de R$ 600 sem ter direito? Veja como devolver e evite problema

Siga o Instagram Facebook do Portal T5 e fique bem informado! 

Adicione o WhatsApp do Portal T5: (83) 9 9142-9330.


Relacionadas