TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
nas próximas remessas

MPs solicitam ao Ministério da Saúde que seja priorizado o envio da vacina Coronavac à PB

O Ministério Público concedeu um prazo de 72 horas para que o Departamento de Logística do Ministério da Saúde se manifeste sobre a demanda apresentada por meio de ofício.

Por Gracielle Araujo Publicado em
Vacina contra Covid-19 impede forma mais grave da doença.
Vacina contra Covid-19 impede forma mais grave da doença. (Foto: SES-PB/Divulgação)

O Ministério Público Federal (MPF), o Ministério Público Estadual (MPPB) e o Ministério Público do Trabalho na Paraíba (MPT-PB), enviaram um ofício ao Ministério da Saúde, nesta sexta-feira (16), solicitando que seja considerada a possibilidade de que, nas próximas remessas de vacinas ao Estado da Paraíba, seja priorizado o envio da vacina Coronavac/Butantan, a fim de regularizar a situação das pessoas que tomaram a 1ª dose, mas ainda não receberam a segunda pela quantidade insuficiente do imunizante.

O ofício enviado ao Departamento de Logística do Ministério da Saúde foi assinado por membros dos três ramos do Ministério Público da Paraíba e tem como objetivo atingir uma completa imunização, sem que haja mais prejuízos para a população e desperdício das vacinas. O Ministério Público concedeu um prazo de 72 horas para que o Departamento de Logística do Ministério da Saúde se manifeste sobre a demanda apresentada por meio de ofício.

“Após permissão do Ministério da Saúde, foi efetivado o uso de vacinas reservadas para aplicação em segunda dose (D2), para que pessoas recebessem a primeira dose do imunizante Coronavac. Tal cenário acarretou a falta de vacinas para aplicação naquelas pessoas que já deveriam estar recebendo a segunda dose da Coronavac, o que implica diminuição da eficácia da imunização e o consequente atraso no controle da pandemia da Covid-19. Há limitação no número de doses que estão sendo enviadas aos Estados, o que, aliado ao cenário acima narrado, pode acarretar ainda mais atraso na imunização completa das pessoas que receberam a primeira dose da Coronavac”, afirma texto do ofício enviado ao chefe de Logística do Ministério da Saúde.

 Leia também:

+  Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, visita unidades hospitalares em Campina Grande e Patos


Relacionadas