TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
barreiras

MPPB recomenda que polícia não realize prisão devido a descumprimento de isolamento social

O novo decreto que torna as medidas de isolamento social mais rígidas entrou em vigor nesta segunda-feira (1º).

Por Redação Publicado em
Mppb

Ministério Público da Paraíba (MPPB) através do Núcleo de Controle Externo da Atividade Policial, emitiu uma recomendação para que os órgãos de segurança não realizem prisões por descumprimento do novo decreto de isolamento social que entrou em vigor a partir desta segunda-feira (1º).

A recomendação se refere a pessoas que não sejam suspeitas ou infectadas pela Covid-19 e sejam baradas em barreiras sanitárias e não portem documentos de declaração para que circulem. "Aos(às) policiais civil e militares do estado da Paraíba e aos (às) guardas municipais das cidades de João Pessoa, Alhandra, Conde, Caaporã, Bayeux, Santa Rita, Cabedelo e Pitimbu que se abstenham de realizar prisões, conduções e a lavraturas de procedimentos policiais em desfavor de pessoas, que não sejam suspeitas ou comprovadamente infectadas com a Covid-19, caso sejam paradas em barreiras sanitárias e não apresentem o documento de declaração de locomoção, como determina § 2º do art. 5º do Decreto Estadual nº 40.289/20206", diz um trecho da determinação assinada pelo promotor José Guilherme Soares Lemos.

decreto assinado pelo governador João Azevêdo (Cidadania) no último sábado (30), prevê o período educativo das novas determinações segue até a próxima quarta-feira (3). As regras serão válidas até 14 de junho e, entre esse período, um plano de retomada deve ser apresentado.

Leia mais:

João Pessoa tem 12 barreiras de fiscalização a partir desta segunda-feira (1º)

Saiba mais sobre as quatro fases do plano para retomada das atividades econômicas na Paraíba

Veja o calendário de saques da 2ª parcela do auxílio emergencial


Relacionadas