TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
PROLIFERAÇÃO

Mosquito Aedes Aegypti aumenta durante o verão em JP; veja os cuidados

O mosquito é responsável pela transmissão de doenças como zika e dengue.

Por Gracielle Araujo Publicado em
Mosquito aedes
(Foto: Ivomar Gomes/Secom-JP)

Durante o verão, o mosquito Aedes Aegypti, que é responsável pela transmissão de doenças como zika, dengue e chikungunya, se prolifera ainda mais devido às condições climáticas: constantes chuvas e calor intenso.

Latas, embalagens, copos plásticos, tampinhas de refrigerantes, pneus velhos, vasinhos de plantas, garrafas, caixas d’água, tambores, latões, cisternas, sacos plásticos e lixeiras precisam de atenção especial, já que acumulam a água com facilidade e ofertam um ambiente propício ao Aedes.

Para combater os focos, o gerente de Vigilância Ambiental e controle Zoonoses, Nilton Guedes, explica que a população deve ser mobilizadora junto à família, vizinhos e amigos para eliminar pontos de água parada, ajudando, assim, a combater os focos que podem virar criadouro do Aedes aegypti. Dentro dos apartamentos também existem lugares que podem acumular água e se tornar criadouros, como potes de água para animais, hortas e vasos nas janelas e sacadas.

“Temos trabalhado com orientações e ações pontuais nas comunidades, com intuito de evitar o ciclo de transmissão da doença, mas nesse momento de pandemia, temos que fazer um trabalho coletivo e a população deve estar mobilizada, observando dentro de suas casas se há locais que possam estar acumulando água”, explicou Nilton Guedes, gerente de Vigilância Ambiental e controle de Zoonoses da SMS.

A população também pode denunciar os possíveis focos do Aedes Aegypti através dos telefones 0800-282-7959 ou 3214-5718. uem apresentar os sintomas de uma das doenças deve procurar sua Unidade de Saúde da Família. Em casos mais graves de dengue, em que há dor abdominal intensa e contínua, é preciso ir a uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA).

Leia também:

Homem é morto com mais de 15 tiros em João Pessoa


Relacionadas