TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
Luto na educação

Morre ex-superintendente do HU de João Pessoa, Newton de Araújo Leite

Educador ficou à frente da instituição por dois mandatos entre as décadas de 1970 e 1990.

Por Renata Nunes Publicado em
C4db398a c556 44bd b6a4 083f7c5918b4

Morreu nesta segunda-feira (19) o ex-superintendente do Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Newton de Araújo Leite. A instituição divulgou uma nota lamentando o falecimento de Newton e manifestando condolências aos amigos e familiares do educador que ficou à frente da instituição por dois mandatos entre as décadas de 1970 e 1990.

“Com elevado senso de coletividade, Newton Leite contribuiu durante décadas para o desenvolvimento da Paraíba e do País, deixando um importante legado para a história da educação brasileira. Em nome de toda a comunidade, o HULW expressa condolências aos familiares e amigos enlutados pela perda inestimável”, diz um trecho da nota..

Confira a nota na íntegra:

NOTA DE PESAR

O Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW-UFPB) manifesta o mais profundo pesar pelo falecimento do ex-superintendente NEWTON DE ARAÚJO LEITE, ocorrido nesta segunda-feira (19/04).

O professor Newton Leite prestou relevantes serviços ao HULW e participou diretamente de momentos históricos do hospital-escola da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), ocupando o cargo de diretor-superintendente da instituição por dois mandatos.

No fim da década de 1960, durante o reitorado de Guilardo Martins Alves, assumiu a missão de liderar a equipe responsável por administrar a construção do prédio que hoje abriga o HULW bem como de planejar todos os atos necessários à sua implantação. Foi o primeiro diretor superintendente do Hospital Universitário (1976 a 1981) e é destacado por seus pares como um dos principais agentes que viabilizaram a edificação do centro de saúde. Entre 1988 e 1992, dedicou-se novamente ao desenvolvimento da instituição que ajudou a fundar, ao ocupar pela segunda vez a diretoria do Lauro Wanderley.

Formado em Engenharia Civil pela UFPB, com mestrado em Engenharia Biomédica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e especialização em Neurofisiologia, atuou como professor da UFPB, foi diretor da divisão de Hospitais de Ensino da Secretaria de Educação Superior do Ministério da Educação (MEC), consultor da Finep (Financiadora de Estudos Públicos), diretor da Associação Brasileira de Hospitais Universitários de Ensino e coordenador-geral dos hospitais universitários do MEC, dentre outros cargos.

Com elevado senso de coletividade, Newton Leite contribuiu durante décadas para o desenvolvimento da Paraíba e do País, deixando um importante legado para a história da educação brasileira. Em nome de toda a comunidade, o HULW expressa condolências aos familiares e amigos enlutados pela perda inestimável.


João Pessoa, 19 de abril de 2021.


Relacionadas