TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
durante discurso

Ministro Paulo Guedes compara funcionários públicos a 'parasitas' durante palestra

A declaração foi dada pelo ministro na Escola Brasileira de Economia e Finanças da Fundação Getúlio Vargas nesta sexta-feira (7).

Por Redação Publicado em
Paulo Guedes é convocado para se explicar na Câmara sobre paraísos fiscais
Paulo Guedes é convocado para se explicar na Câmara sobre paraísos fiscais (Foto: Reprodução)
Foto: Andre Valentim / VEJA

O ministro da Economia, Paulo Guedes, comparou funcionários públicos a "parasitas" nesta sexta-feira (7) durante palestra na Escola Brasileira de Economia e Finanças da Fundação Getúlio Vargas. Ele estava comentando sobre as reformas administrativas pretendidas pelo governo federal. De acordo com o ministro, as propostas sobre o tema devem ser enviadas ao Congresso na próxima semana.

Paulo Guedes fez críticas ao reajuste anual dos salários dos servidores que, de acordo com ele, já têm como privilégio a estabilidade no emprego e "aposentadoria generosa".

O ministro afirmou que a máquina pública, nos três âmbitos do governo, não se sustenta financeiramente por questões fiscais e, por causa disso, a carreira do funcionalismo precisa ser reavaliada.

"O hospedeiro está morrendo, o cara virou um parasita, o dinheiro não chega no povo e ele quer aumento automático. A população não quer isso [reajuste automático do funcionalismo público]. 88% da população brasileira é a favor, inclusive, de demissão no funcionalismo público", disse.

Guedes se referiu a uma pesquisa Datafolha, que foi divulgada em janeiro, que apontava que, para 88% dos entrevistados, o funcionário público que não faz um bom serviço deve ser demitido.

"Nos Estados Unidos ficam quatro, cinco anos sem dar reajuste e quando dá todo mundo fica 'oh, muito obrigado'. Aqui o cara é obrigado a dar [reajuste] porque está carimbado e ainda leva xingamento, ovo, não pode andar de avião", acrescentou.

Leia também:

Namorado de Boca Rosa se pronuncia pela primeira vez após polêmicas no BBB 20


Relacionadas