TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
segurança

Ministério transfere 108 carros para estados reforçarem segurança

Ouvidorias de todas as unidades da federação receberão os veículos

Por Redação Publicado em
Cerimonia de entrega de veiculos para as ouvidorias do susp2906200466

Cada ouvidoria estadual receberá um automóvel que deverá ser usado para cumprir a missão do órgão, ou seja, receber e dar o devido encaminhamento às representações dos cidadãos sobre as ações e atividades dos profissionais de segurança, bem como os elogios e as sugestões. O objetivo desses órgãos de acompanhamento público da atividade policial foi estabelecido na Lei nº 13.675, que criou o Sistema Único de Segurança Pública (Susp).

“A entrega [às ouvidorias estaduais] vai contribuir para reforçar o monitoramento permanente da atividade policial e dar agilidade no recebimento e na apuração das denúncias por práticas indevidas cometidas por profissionais de segurança pública e defesa social”, afirmou o ouvidor-geral do ministério, Ronaldo Bento.

Cada uma das 27 unidades da federação receberá outros três automóveis que serão destinados a reforçar os centros de reabilitação e atenção que prestam atendimento biopsicossocial aos integrantes das forças de segurança estaduais (polícias Civil, Militar e Corpo de Bombeiros).

Segundo o ministério, esses veículos deverão ser empregados em atividades de acompanhamento médico de profissionais da área; no deslocamento para realização de perícias e outras atividades de acompanhamento biopsicossocial.

A aquisição e doação de 81 automóveis faz parte do Programa Nacional de Qualidade de Vida para Profissionais de Segurança Pública (Pró-Vida). Entre os objetivos do programa estão a elaboração, implementação, apoio e monitoramento de projetos de atenção psicossocial e segurança no trabalho dos profissionais de segurança pública e defesa social em todo o país.

Durante a cerimônia nesta manhã, em Brasília, os secretários estaduais de Segurança Pública foram representados pelo secretário-executivo da pasta do Distrito Federal, Júlio Danilo, que recebeu as chaves do ministro André Mendonça. Na última sexta-feira (26), Mendonça declarou que considera como o maior desafio de sua gestão o fortalecimento do Sistema Único de Segurança Pública.

Agência Brasil


Relacionadas