TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
novo coronavírus

Ministério da Saúde pretende testar 46 milhões de brasileiros para a Covid-19

As novas recomendações do programa "Diagnosticar para Cuidar" incluem o exame para pacientes com sintomas leves

Por Redação Publicado em
Testesrapidos
Foto: Divulgação

Ministério da Saúde anunciou nessa quarta-feira (24), o novo programa de testagem para coronavírus no Brasil, chamado "Diagnosticar para Cuidar".

A estimativa do governo é testar cerca de 46 milhões de pacientes. Metade dos testes será do tipo RT-PCR e o restante de anticorpos.

O objetivo é aplicar o exame em pessoas onde a incidência da doença é pequena e os municípios do interior, que começaram a apresentar crescimento nos casos da Covid-19.

Segundo o secretário de Vigilância em Saúde, Arnaldo Correia, pessoas com sintomas leves do vírus também serão testadas. Até então, a maioria dos testes eram realizados apenas em pacientes internados com síndrome respiratória aguda grave (Srag).

"Junto à atenção básica, nos centros de atendimento de Covid-19, coletaremos 100% dos pacientes com síndrome gripal, nos demais serviços de saúde vamos coletar todos os casos de síndrome gripal", afirmou ele.

Os testes serão analisados pelos laboratórios centrais de cada estado. Caso exceda a capacidade, os exames serão levados para a Fiocruz do Rio de Janeiro e do Paraná e para a Dasa, em São Paulo.

Crescimento do coronavírus

A pasta afirmou que os números de casos da Covid-19 seguem crescendo no Brasil.

"A gente tinha falado que parecia que a curva tenderia a certa estabilização, ou diminuição do número de casos. A gente vê que nesta semana tivemos aumento significativo de casos novos", afirmou o secretário de Vigilância em Saúde, Arnaldo Correia.

De acordo com o boletim epidemiológico referente à semana 25, entre os dias 14 e 20 de junho, o país teve 217 mil novos infectados. O crescimento nesse período foi de 22%. Já o número de mortes teve aumento de 7%, com 7.256 óbitos registrados.

saiba mais

SBT


Relacionadas