TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
Casos na Paraíba

Médicos e enfermeiros do Conde receberão capacitação sobre malária

Haverá plantão extra para a equipe da Secretaria de Saúde nos finais de semana pra fazer a detecção de novos casos.

Por Redação Publicado em
Secretaria do Conde Malaria
A reunião aconteceu nesta segunda A reunião aconteceu nesta segunda Divulgação/Conde

As equipes das Secretarias de Saúde do município de Conde e do Estado da Paraíba estiveram reunidas, na manhã desta segunda-feira (08), para alinhar ações de intensificação do combate ao mosquito Anophelis, causador da malária.

Na reunião, foi decidido que durante a semana, permanecerão sendo realizados os trabalhos e as ações de investigação de novos casos de malária em relação ao segundo caso notificado, de uma pessoa que está morando e trabalhando em Carapibus.

Pessoas que apresentem sintomas semelhantes ao da doença passam por um teste rápido e coleta de gota espessa.

+ PF prende quatro candidatos suspeitos de fraude em concurso da UFPB

+ Vídeo: Botafogo-PB elimina CSA e conquista classificação à semifinal da Copa do Nordeste

Na quinta-feira (11), uma infectologista fará a capacitação dos médicos e enfermeiros das UBSs de Conde pra detalhar o manejo clínico da doença. Ficou decidido também que haverá equipe da Secretaria de Saúde de plantão aos finais de semana pra fazer a detecção de novos casos.

+ Paraíba terá escolta para autoridades semelhante ao da Presidência da República

No sábado (13), a Secretaria de Saúde vai coordenar ação educativa em Carapibus e Jacumã, para informar a população sobre formas de combate ao mosquito e os sintomas da doença, além de disponibilizar equipes para a realização de testes rápidos e coleta de gota espessa em possíveis novos casos sintomáticos.

+ Missão israelense tenta pouso na Lua

+ Temendo 'fake news', Índia realiza maior eleição do mundo

Na tarde desta segunda-feira (08), a Secretaria de Saúde se reúne com as demais Secretarias e Coordenadorias da Gestão Municipal, para planejar ações conjuntas intersetoriais.

A recomendação é que a população se proteja usando repelentes, roupas claras e evitando beira de rios e áreas alagadas do início da noite até o começo da manhã.

Participaram da reunião, a Secretária de Saúde do município, Renata Martins, a Chefe do Departamento de Vigilância em Saúde do Município, Rogéria Gomes, a Chefe do Departamento de Atenção Básica e presidente da Comissão Especial de Investigação da Malária em Conde, Alana Franco e as representantes da Secretaria de estado da Saúde, Talita Alves, Gerente de Vigilância em Saúde e Dionéia Garcia, da Gerência Operacional de Vigilância Epidemiológica.

Leia Também:

+ Dez militares do Exército envolvidos em morte de músico são presos 

+ Netflix anuncia documentário sobre Beyoncé; veja o trailer


Relacionadas