TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
diretor de hospital

Médico da PB tem foto usada em fake news sobre Covid-19; profissional desmente recomendação

Fernando Chagas foi alvo de uma noticia falsa desmentida pelo 'Projeto Comprova'

Por Redação Publicado em
Comprova post no facebook recomenda receita natural combinada com medicamentos para o combate da covid 19 1594769514502 v2 900x506 fernando chagas comprova
Imagem: Arte/Comprova

A imagem do médico Fernando Chagas, diretor do Hospital Clementino Fraga, foi utilizada para aconselhar uma receita de “medicina natural” em combate aos sintomas do novo coronavírus. A unidade de saúde gerenciada pelo profissional é considerado referência em João Pessoa para o tratamento da Covid-19.

De acordo com o Projeto Comprova, não há comprovação científica da eficiência de uma receita natural associada a medicamentos para a Covid-19 publicada nas redes sociais. O post investigado usa indevidamente foto de um infectologista que não reconhece o texto como seu.

Conteúdo verificado: Texto publicado pela página “Alertando a Cidade” no Facebook explica a ação do coronavírus em três fases e recomenda o uso de uma receita natural combinada com medicamentos para o combate da covid-19, nos primeiros quatro dias da contaminação do vírus.

Procurado pelo Comprova, Fernando Chagas confirma que a imagem é dele. Na entrevista, Chagas explica que no período da pandemia ele tem dado várias entrevistas para vários órgãos de imprensa para prestar serviço à sociedade sobre o coronavírus.

A imagem do médico surgiu a partir de um depoimento que ele fez na edição do Jornal Nacional, da TV Globo, no dia 13 de maio. A foto foi copiada de uma captura de tela do depoimento e utilizada na publicação enganosa na rede social.

O especialista ressalta que nunca prescreveria online algo “absurdo” como foi colocado na publicação. “Sempre penso as prescrições, elas são feitas individualmente, para cada pessoa. A gente considera a idade, peso, uma série de características. É importante ver o paciente; é importante retornar ao paciente. Você imagina a quantidade de pessoas expostas às ações dos medicamentos e substâncias porque estão lendo isso daí?!”, respondeu indignado.

Sobre as fases do vírus, o infectologista afirma que existem etapas do avanço da doença, porém não é como foi colocado na publicação enganosa. A ideia, segundo o especialista, é entender os sintomas para que seja possível atuar com mais eficiência no uso dos medicamentos.

“É uma forma conceitual a respeito da doença, na verdade, para gente entender alguns momentos que se pode primeiro entender os sintomas, sinais e sintomas da doença; segundo, que em alguns momentos que se pode atuar com algumas fases específicas de medicamentos. É basicamente isso”, conclui.

Saiba mais sobre a investigação do Projeto Comprova.

saiba mais

Relacionadas